Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico e tratamento da VPPB de braço curto do canal semicircular posterior Como citar este artigo: Ping L, Yi-fei Z, Shu-zhi W, Yan-yan Z, Xiao-kai Y. Diagnosis and treatment of the short-arm type posterior semicircular canal BPPV. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:733-9.

Resumo

Introdução

A manobra de Epley é útil para o retorno da otocônia do braço longo do canal semicircular posterior para o utrículo. Diferentes manobras são necessárias para mover a otocônia para fora do braço curto do canal semicircular posterior e para dentro do utrículo.

Objetivo

Diagnosticar a VPPB do tipo braço curto do canal semicircular posterior e tratá-la com a manobra de incline and balance.

Método

Foram diagnosticados 171 casos como VPPB de canal semicircular posterior com base na manobra de Dix-Hallpike positiva. Primeiro tentamos tratar os pacientes com a manobra de incline and balance e, em seguida, executamos a manobra de Dix-Hallpike novamente. Se a repetição da manobra de Dix-Hallpike desse resultados negativos, diagnosticávamos o paciente como VPPB do canal semicircular posterior do tipo braço curto e considerávamos que ele ou ela havia sido curado pela manobra de incline and balance; caso contrário, provavelmente o paciente apresentava VPPB do canal semicircular posterior do tipo braço longo e tratávamos o paciente com a manobra de Epley.

Resultados

Aproximadamente 40% dos casos foram curados pela manobra de incline and balance, com resultados negativos nas manobras de Dix-Hallpike repetidas, e foram diagnosticados com litíase de braço curto.

Conclusão

A VPPB de canal semicircular posterior do tipo braço curto pode ser diagnosticada e tratada de maneira conveniente e confortável.

Palavras-chave
Vertigem posicional paroxística benigna; Posterior; Canal semicircular; Litíase; Terapia

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br