Acessibilidade / Reportar erro

Abordagens diagnósticas e terapêuticas em infecções cervicais profundas: uma análise de 74 pacientes consecutivos Como citar este artigo: Bal KK, Unal M, Delialioglu N, Oztornaci RO, Ismi O, Vayisoglu Y Diagnostic and therapeutic approaches in deep neck infections: an analysis of 74 consecutive patients. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:511–22.

Resumo

Introdução:

As infecções cervicais profundas constituem um grupo de doenças com graves complicações e mortalidade, que podem ocorrer como resultado de doenças comuns na comunidade e que têm opções de tratamento médico e cirúrgico.

Objetivo:

Detectar bactérias anaeróbias e comparar a eficácia do tratamento médico-cirúrgico em diferentes faixas etárias.

Método:

Foram sistematicamente registrados idade dos pacientes, sexo, queixas, achados do exame físico, queixas na hospitalização, histórico de uso de antibióticos, doenças adicionais, exames radiológicos e análise dos exames, tipo de tratamento, agentes antibióticos selecionados no tratamento, resultados de cultura bacteriana, duração da hospitalização, complicações e taxas de mortalidade. No estudo, culturas bacterianas anaeróbias, difíceis de obter rotineiramente, mesmo considerando-se condições especiais de transporte e meios, foram obtidas. Foram avaliados prospectivamente 74 pacientes internados no Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Mersin, entre 01.07.2016 e 07.07.2017, devido a infecção cervical profunda. O estudo incluiu 37 pacientes do sexo feminino e 37 do masculino. A idade dos pacientes variou de 1 a 69 anos e a média foi de 31.

Resultados:

De acordo com a análise dos dados obtidos, houve uma relação estatisticamente significante entre os pacientes com doenças adicionais e as modalidades de tratamento dos pacientes (p = 0,017). A taxa de tratamento cirúrgico foi maior nesse grupo de pacientes. Em pacientes com histórico de uso de antibióticos, verificou-se que aqueles do grupo pediátrico permaneceram mais tempo hospitalizados em comparação aos adultos (p = 0,036). Nos pacientes adultos submetidos à cirurgia, verificou-se que o eixo longo absortivo era mais longo em mm do que nos pacientes que receberam tratamento médico isolado (p = 0,008).

Conclusão:

As infecções cervicais profundas constituem um grupo de doenças que são preocupantes na saúde pública, com sua mortalidade e morbidade. Garantir a segurança das vias aéreas dos pacientes deve ser a primeira intervenção. Os abscessos localizados lateralmente à cápsula tonsilar podem não apresentar drenagem sem a tonsilectomia.

PALAVRAS-CHAVE
Infecções cervicais profundas; Cirurgia; Bactérias anaeróbias; Antibióticos; Mortalidade

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br