O'Brien et al., 20042525 O'Brien LM, Mervis CB, Holbrook CR, Bruner JL, Klaus CJ, Rutherford J, et al. Neurobehavioral implications of habitual snoring in children. Pediatrics. 2004;114:44-9.
Transversal |
Avaliar a associação do ronco primário e déficits neurocomportamentais em crianças. |
87 crianças com ronco primário e 31 saudáveis de 5 a 7 anos. |
Usado o NEPSY. |
Diagnóstico de ronco primário por PSG, considerando o IA < 1; IAH < 5 e sem mudanças anormais nas trocas gasosas. |
A linguagem apresentou resultados significativamente menores para o grupo de ronco primário do que para o grupo controle. |
Linguagem receptiva e expressiva |
Não realizou exames para verificar a audição. |
Kurnatowski et al., 20062626 Kurnatowski P, Putyński L, Lapienis M, Kowalska B. Neurocognitive abilities in children with adenotonsillar hypertrophy. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2006;70:419-24.
Transversal |
Analisar alterações neurocognitivas (coordenação sensório-motora, percepção, memória, aprendizagem abitur, concentração, atenção concentrada e recepção da linguagem) em crianças com AOS devido à hipertrofia adenotonsilar. |
221 crianças no total. 117 crianças com SAOS: 87 com idade entre 6 e 9 anos e 34 de 10 a 13 anos. 104 crianças saudáveis. |
Token test (TT) – para verificar o nível de integração sensório-motor, processos de percepção e de linguagem receptiva. |
Diagnóstico de SAOS por PSG com IAH > 1, dessaturação do oxigênio < 92%. |
Os grupos de crianças com SAOS apresentaram resultados abaixo das crianças saudáveis quanto à linguagem receptiva. |
Linguagem receptiva |
Não realizou exames para verificar a audição. |
Andreou e Agapitou, 20072727 Andreou G, Agapitou P. Reduced language abilities in adolescents who snore. Arch Clin Neuropsychol. 2007;22:225-9.
Transversal |
Analisar se a AOS na infância pode ter relação com a fluência verbal e desempenho escolar. |
40 adolescentes: 20 com AOS e 20 do grupo controle. Idade média: 18,41 anos. |
Dois testes de fluência verbal padronizados para o grego, quanto aos aspectos semânticos e fonológicos. |
Diagnóstico de AOS por PSG, com IAH > 10 e/ou SaO2 < 95% por evento, e frequência cardíaca > 60 batimentos por minuto. |
Notou-se diferença nos aspecto fonológico e semântico, comparando as crianças com e sem AOS. Adolescentes com AOS apresentaram resultados piores. |
Linguagem expressiva |
Não realizou exames para verificar a audição e a cognição. |
Landau et al., 20122828 Landau YE, Bar-Yishay Greenberg-Dotan S, Goldbart AD, Tarasiuk A, Tal A. Impaired behavioral and neurocognitive function in preschool children with obstructive sleep apnea. Pediatr Pulmonol. 2012;47:180-8.
Transversal |
Analisar a hipótese de as funções comportamentais e cognitivas de crianças pré-escolares com AOS serem prejudicadas, em comparação com crianças saudáveis. Verificar se houve melhoria após adenoamigdalectomia. |
45 crianças com AOS e 26 crianças saudáveis, de 2,5 a 5 anos. |
Aplicado o teste Kaufman Assessment Battery for Children (K-ABC). |
Diagnóstico de AOS por PSG com IAH > 1. |
Antes da cirurgia, o grupo com AOS apresentou pior desempenho na fluência verbal, sendo que, após a cirurgia, houve melhora nesse aspecto. |
Linguagem expressiva |
Não realizou exames para verificar a audição. |
Liukkonen et al., 20122929 Liukkonen K, Virkkula P, Haavisto A, Suomalainen A, Aronen ET, Pitkäranta A, et al. Symptoms at presentation in children with sleep-related disorders. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76:327-33.
Transversal |
Avaliar a relação entre os distúrbios respiratórios do sono e a função cognitiva em crianças. |
44 crianças com ronco primário e 51 saudáveis, de 1 a 6 anos. |
Usado o NEPSY (compreensão das instruções, nomeação rápida e nomeação de partes do corpo). |
Diagnóstico de ronco primário por PSG com IAH < 1. Hipopneia foi definida como redução do volume do fluxo de ar em < 50%, seguido por despertar e dessaturação da oxiemoglobina de > 2%. |
O grupo de crianças com ronco primário obteve as menores pontuações em funções da linguagem (compreensão das instruções, nomeação rápida). |
Linguagem receptiva e expressiva |
Não fez exames para verificar a audição. |
Yorbik et al., 20143030 Yorbik O, Mutlu C, Koc D, Mutluer T. Possible negative effects of snoring and increased sleep fragmentation on developmental status of preschool children. Sleep Biol Rhythms. 2014;12:30-6.
Transversal |
Investigar os efeitos do ronco e do sono fragmentado sobre o desenvolvimento mental em crianças pré-escolares. |
212 crianças, sendo 37 com queixas de ronco e 25 com queixas de fragmentação do sono, de 3,1 a 6 anos. |
Usado o teste de imagens Peabody. |
Questionário. |
Crianças com queixas de ronco e as com sono fragmentado apresentaram menores escores na linguagem. |
Linguagem receptiva |
Não realizou o exame de PSG e para verificar a audição. |