Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e validação do questionário de sintomas de tontura em pacientes tailandeses Como citar este artigo: Suvanich R, Chatchawan U, Jariengprasert C, Yimtae K, Hunsawong T, Emasithi A. Development and validation of the dizziness symptoms questionnaire in Thai‐outpatients. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:779-5.

DESTAQUES

  • A anamnese desempenha um papel essencial na avaliação de pacientes com tontura.

  • Algoritmo do structural algorithm questionnaire version 1 foi desenvolvido com base na abordagem de tempo e fatores desencadeantes.

  • Structural algorithm questionnaire version 1 pode ser usado para fazer a triagem da causa da tontura em pacientes ambulatoriais.

Resumo

Introdução

“Tontura’ é uma queixa comum na prática clínica que pode ocorrer com qualquer pessoa. No entanto, como o sintoma pode ser causado por uma grande quantidade de distúrbios, o clínico geral normalmente enfrenta alguma dificuldade em detectar sua causa.

Objetivo

Formular e validar um instrumento simples que pode ser usado para rastrear e predizer a causa mais provável de tontura em pacientes ambulatoriais tailandeses.

Método

Este estudo foi dividido em duas fases. A fase I consistiu em determinar o algoritmo, usaram‐se 41 pacientes com diagnóstico de causa comum de tontura, depois construir o questionário de algoritmo estrutural versão 1 (structural algorithm questionnaire version 1) e testar e retestar a validade de seu conteúdo e sua confiabilidade até que o instrumento apresentasse um nível aceitável de ambos. A fase II do estudo consistiu em avaliar a precisão do instrumento em ensaios clínicos, 150 pacientes com tontura foram pessoalmente entrevistados enquanto aguardavam o atendimento médico.

Resultados

O grau de concordância entre os resultados do algoritmo e os diagnósticos clínicos ficou dentro de um nível aceitável (κ = 0,69). Portanto, esse algoritmo foi usado para construir o questionário de algoritmo estrutural versão 1. A validade de conteúdo do questionário foi avaliada por sete especialistas. Os valores do índice de validade de conteúdo do questionário variaram de 0,71 a 1,0. O coeficiente kappa de Cohen (κ) de confiabilidade intraexaminador foi de 0,71. Em estudos clínicos, 150 pacientes com tontura foram pessoalmente entrevistados enquanto aguardavam a consulta com o médico. A concordância geral entre as respostas ao questionário e os diagnósticos finais dos especialistas mostrou um grau moderado de acurácia clínica (κ = 0,55).

Conclusões

O questionário de algoritmo estrutural versão 1teve um desenho bem desenvolvido e qualidade aceitável no que diz respeito à validade e confiabilidade. Pode ser usado para diferenciar a causa da tontura entre distúrbios vestibulares e não vestibulares, especialmente em pacientes ambulatoriais com sintomas de tontura.

Palavras‐chave
Tontura; Sintomas vestibulares; Questionários

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br