Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de tarefas cognitivas simultâneas no equilíbrio postural em indivíduos saudáveis

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Manter o equilíbrio na postura vertical é uma tarefa cotidiana constantemente praticada por adultos saudáveis, e é efetivamente realizada pela maioria sem a necessidade de um controle atencional.

OBJETIVO:

A finalidade deste estudo foi examinar a influência de tarefas cognitivas concomitantes no equilíbrio postural de indivíduos saudáveis.

MÉTODO:

Trata-se de um estudo prospectivo em que participaram 20 voluntários saudáveis. As tarefas cognitivas e de equilíbrio foram realizadas separadamente; e em seguida, realizadas simultaneamente. A tarefa de controle postural consistiu em seis condições (C) do Teste de Organização Sensorial (TOS). A tarefa cognitiva consistiu na repetição de dígitos com apresentações variadas e vários níveis de dificuldade.

RESULTADOS:

Houve diferença estatisticamente significante entre os escores do TOS para as condições C1, C2, C3 e C4 para "dupla tarefa" vs. "não tarefa" (p < 0,05). Não houve diferença estatisticamente significante entre os escores do TOS para as condições C5 e C6 e para a combinação dos escores do TOS para "dupla tarefa" vs. "não tarefa" (p > 0,05).

CONCLUSÃO:

Durante a realização de dupla tarefa, foram determinados aumentos na oscilação postural para as condições C1, C2, C3 e C4 para todos os modos de apresentação e níveis de dificuldade das tarefas cognitivas.

Palavras-chave:
Equilíbrio postural; Realização e análise de tarefas; Memória de curto prazo; Atenção

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br