Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação clínica para avanço de mento: revisão da literatura e proposta de um algoritmo

Resumo

Introdução:

O equilíbrio estético da face resulta de proporções faciais harmônicas e simétricas. A literatura descreve vários métodos de análise do terço inferior da face, mas carece de um método simples e prático.

Objetivo:

Revisar os métodos de análise da projeção ideal do mento baseadas em tecidos moles, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um.

Método:

Revisão da literatura através da base de dados Pubmed.

Resultados:

Os seguintes métodos para análise do mento baseada em partes moles são revisados: Gonzalles-Ulloa, Goode, Merrifield, Silver, Legan, Gibson & Calhoun, ângulo cervicomentual e ângulo mentocervical.

Conclusão:

A análise adequada das proporções da face e desarmonia facial faz-se essencial para a correta indicação dos procedimentos necessários e bom resultado cirúrgico. Propomos um algoritmo para facilitar indicação de avanço de mento.

PALAVRAS-CHAVE:
MENTOPLASTIA; QUEIXO; CIRURGIA PLÁSTICA; DESENVOLVIMENTO MAXILO-FACIAL; MANDÍBULA

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br