Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das medidas da espessura da coroide em pacientes com acentuado desviode septo nasal Como citar este artigo: Üstün Bezgin S, Çakabay T, Bayramoğlu SE, Sayın N, Koçyiğit M. Evaluation of choroidal thickness measurements in patients with marked nasal septal deviation. Braz J Otorhinolaryngol. 2020;86:242-6.

Resumo

Introdução:

A obstrução crônica das vias aéreas superiores devido a acentuado desvio do septo nasal pode causar hipóxia crônica. Pode alterar o equilíbrio do sistema simpático-parassimpático e afetar o fluxo sanguíneo na coroide.

Objetivo:

Avaliar as medidas da espessura da coroide em pacientes com acentuado desvio de septo nasal.

Método:

Foram incluídos no estudo pacientes que apresentavam sintomas de obstrução nasal, com diagnóstico de acentuado desvio de septo realizado por rinoscopia anterior e endoscopia nasal, e com septoplastia programada. O grupo controle consistiu de indivíduos saudáveis pareados por idade, sexo e índice de massa corporal. As medidas da coroide na fóvea central e a 1.000 µm da fóvea nas regiões nasal e temporal foram feitas com tomografia de coerência óptica com imagem de profundidade melhorada.

Resultados:

No grupo de pacientes, 52 olhos de 26 pacientes com média de 26,34 ± 8,14 anos foram examinados. No grupo controle, 52 olhos de 28 indivíduos saudáveis com média de 26,69 ± 7,84 anos foram examinados. Não houve diferença estatisticamente significante em termos de medidas da espessura da coroide entre os grupos (p > 0,05).

Conclusão:

Nossos resultados sugerem que desvios do septo nasal acentuados podem não levar à hipóxia significativa e ativação simpática, resultar na deterioração do fluxo sanguíneo coroidal e consequente espessamento da coroide.

PALAVRAS-CHAVE
Desvio do septo nasal; Espessura da coroide; Distúrbios respiratórios do sono

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br