Acessibilidade / Reportar erro

Criação de um instrumento para avaliar o reconhecimento de melodias brasileiras em crianças Como citar este artigo: Mondelli MF, José IS, José MR, Lopes NB. Elaboration of an instrument to evaluate the recognition of Brazilian melodies in children. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:690–7.

Resumo

Introdução:

Há evidências que apontam para a importância da avaliação da percepção musical através de instrumentos objetivos e subjetivos. No Brasil, há escassez de instrumentos que avaliem a percepção musical.

Objetivo:

Desenvolver um instrumento para avaliar o reconhecimento de melodias tradicionais brasileiras e investigar o desempenho de crianças com audição típica.

Método:

O estudo foi desenvolvido após aprovação do comitê de ética em pesquisa (1.198.607). O instrumento foi desenvolvido em formato de software com acesso ao site, com as linguagens de programação PHP 5.5.12, Javascript, Cascade Style Sheets e HTML5; banco de dados MYSQL 5.6.17 no servidor Apache 2.4.9. Quinze melodias de canções folclóricas brasileiras foram gravadas com timbre sintetizado em piano, com 12 segundos de reprodução da melodia e quatro segundos de intervalo entre elas. Participaram do estudo 155 crianças, alfabetizadas, entre oito e 11 anos, de ambos os sexos, com audição típica. O teste foi feito em sala silenciosa com estímulo sonoro amplificado por uma caixa sonora a 65 dB NA, posicionada a 0 azimute e a um metro do participante e o notebook foi usado para que as crianças brincassem na tela com o título e a ilustração da melodia que eles reconheceram que ouviam. As respostas foram registradas em seu próprio banco de dados.

Resultados:

O instrumento intitulado “Avaliação do reconhecimento de melodias tradicionais em crianças” pode ser executado em vários dispositivos (computadores, notebooks, tablets, telefones celulares) e sistemas operacionais (Windows, Macintosh, Android, Linux). Acesse: http://192.185.216.17/ivan/home/login.php através de login e senha. A melodia mais facilmente reconhecida foi “Cai cai balão” (89%) e a menos reconhecida foi “Capelinha de melão” (25,2%). O tempo médio para fazer o teste foi de 3′15″.

Conclusão:

O desenvolvimento e a aplicação do software se mostraram eficazes para a população estudada. Esse instrumento pode contribuir para o aprimoramento de protocolos de avaliação da percepção musical em crianças usuárias de próteses auditivas e/ou usuárias de implante coclear.

Palavras-chave
Audição; Aparelhos auditivos; Música; Criança

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br