Questionário de Lima-Gregio et al. (2010) 3636 Lima-Gregio AM, Calais LL, Feniman MR. Otitis media and sound localization ability in preschool children. Rev CEFAC. 2010;12:1033-40.
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Nacional; Não validado. |
Contempla queixas audiológicas básicas, como audição, otites e alterações de OM, bem como os fatores de risco e sinais e sintomas clássicos do TPAC; Não gera escore. |
Público alvo: Pais; Faixa de aplicação: Pré-escolares. |
14 questões mistas (abertas e fechadas) |
Não apresentou correlação com o Teste de LS. 3636 Lima-Gregio AM, Calais LL, Feniman MR. Otitis media and sound localization ability in preschool children. Rev CEFAC. 2010;12:1033-40.
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Não foram encontrados. |
Aspectos Audiológicos e Cognitivos em Pré-Escolares (Luz e Costa-Ferreira, 2011) 3737 Luz DM, Costa-Ferreira MID. Identification of risk factors for (central) auditory processing disorder in preschool children. Rev CEFAC. 2011;13:657-67.
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Nacional; Não validado. |
Contempla diversos aspectos do desenvolvimento infantil: gestação, nascimento, desenvolvimento, histórico familiar, rotina, linguagem, aprendizagem escolar e comportamentos auditivos sugestivos de TPAC. Não gera escore. |
Público alvo: Pais; Faixa de aplicação: Pré-escolares e alunos do 1º ano do ensino fundamental. |
39 questões mistas (abertas e fechadas) |
Não foram feitas tais correlações. |
Não foram encontrados. |
Questionário Audição/Atenção (Feniman et al., 2012) 3838 Feniman MR, Souza TC, Teixeira TS, Mondelli MFCG. Perception of parents about the auditory attention skills of his kid with cleft lip and palate: retrospective study. Int Arch Otorhinolaryngol. 2012;16:115-20.
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Nacional; Não validado. |
É dividido em três partes: Parte I (Identificação da Criança), Parte II (Saúde Auditiva) e Parte III (Atenção da Criança); Contempla os seguintes aspectos de saúde auditiva: histórico de perda auditiva e infecções de OM. Contém um checklist com aspectos relacionados à saúde auditiva. Não gera escore. |
Público alvo: Pais; Faixa de aplicação: 6 a 11 anos de idade. |
Parte I: 8 questões abertas; Parte II: 2 questões mistas (abertas e fechadas); Parte III: 32 questões fechadas. Total: 42 questões |
Não foram feitas tais correlações. |
Não foram encontrados. |
Escala de Funcionamento Auditivo - SAB (Nunes et al., 2013) 11 Nunes CL, Pereira LD, Carvalho de GS. Scale of auditory behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25:209-15.
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Traduzido e adaptado para o português europeu. |
Estilo escala Likert; Engloba itens do comportamento auditivo mais frequentemente relacionados ao PAC; Gera escore: A soma dos itens gera um escore final e, conforme o desempenho é indicado: comportamento auditivo típico para a faixa etária; necessidade de avaliação do PAC; ou provável alteração no PAC. |
Público alvo: Pais e/ou professores; Faixa de aplicação: 10 a 13 anos. |
12 questões fechadas |
Houve correlação com todos os oito Testes aplicados; Significância estatística para os seguintes Testes: MSV, MSNV; FR na OE; DD na OD; TDDH na OD e OE; PD; GIN na OD e OE. A maior correlação ocorreu no Teste PD. 11 Nunes CL, Pereira LD, Carvalho de GS. Scale of auditory behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25:209-15.
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Kemp, Cardoso (2016);2929 Kemp AAT, Cardoso ACV [Dissertation] Auditory processing (central) in educational series initial literacy. Marília, SP: Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP; 2016. Leite Filho et al. (2017) 2828 Leite Filho CA, Silva FF, Pradella-Hallinan M, Xavier SD, Miranda MC, Pereira LD. Auditory behavior and auditory temporal resolution in children with sleep-disordered breathing. Sleep Med. 2017;34:90-5.
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Escala de Performance Auditiva em Crianças - CHAPS (Donadon et al., 2015) 4343 Donadon C, Pinto SNFR, Couto CM, Colella-Santos MF. Questionnaire children's auditory performance scale: translation and adaptation into Brazilian Portuguese [Monograph]. Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação Latu Sensu da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; 2015.
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Traduzido e adaptado para o português brasileiro. |
Estilo escala Likert; Dividido em seis módulos de Tarefa Auditiva: No Ruído, no Silêncio, Em Condição Ideal, Múltiplas Informações, Memória Auditiva/Sequencialização e Atenção Auditiva Estendida. Gera escore: Bruto e médio, sendo possível analisá-los por módulo ou pela soma total. Conforme o desempenho verifica-se os indivíduos normais ou em risco para o TPAC. Análise dos resultados e valores de referência não descritos no trabalho de tradução e adaptação. |
Público alvo: Pais e/ou professores; Faixa de aplicação: 7 a 14 anos. |
36 questões fechadas |
Houve correlação com o Teste DD (etapa integração binaural). 4343 Donadon C, Pinto SNFR, Couto CM, Colella-Santos MF. Questionnaire children's auditory performance scale: translation and adaptation into Brazilian Portuguese [Monograph]. Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação Latu Sensu da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; 2015.
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Manoel e Freitas (2006) 3131 Manoel RR, Freitas JAS [Thesis] Hearing behavior of the student with a cleft lip and palate: the assessment of the teacher. Bauru, SP: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo - USP; 2006.
Barufi et al. (2004) 3939 Barufi L, Netto MP, Ulhôa FM, Rego CF, Feniman MR, Cruz MS, et al. Hearing behavior in individuals with lip and palate cleft: preliminary findings. J Bras Fonoaudiol. 2004;5:1-4.
Manoel et al. (2010) 3030 Manoel RR, Feniman MR, Buffa MJMB, Maximino LP, Lauris JRP, Freitas JAS. Children's listening with cleft lip and palate in the school. Int Arch Otorhinolaryngol. 2010;14:280-7.
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Fisher's Auditory Problems Checklist For Auditory Processing Evaluation - QFISHER (Cibian e Pereira, 2015) 3535 Cibian AP, Pereira LD. Use of questionnaires in the monitoring of auditory training results. Distúrbios Comun. 2015;27:466-78.
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Traduzido informalmente para o português brasileiro. |
Estilo escala Likert; As questões englobam aspectos da audição, atenção, memória, linguagem e desempenho escolar. Gera escore: A soma dos itens gera uma pontuação por categoria (Audição, Atenção, Memória, Linguagem e Desempenho escolar) e uma pontuação total. Se a marcação dos itens for igual ou superior a 7 itens considera-se o indivíduo em risco para o TPAC. |
Público alvo: Pais e/ou professores; Faixa de aplicação: 12 a 15 anos de idade. |
24 questões fechadas |
Houve melhoria dos escores após treino auditivo de abordagem dicótica com os seguintes testes: DD, DNV, PSI, SSI, DCV e LSPMC. 3535 Cibian AP, Pereira LD. Use of questionnaires in the monitoring of auditory training results. Distúrbios Comun. 2015;27:466-78.
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Geribola e Lewis (2008) 3232 Geribola FC, Lewis DR [Thesis] Analysis of the performance of children aged 7 to 11 years in the tests of location of the sound source acoustic-motor organization and auditory discrimination. São Paulo, SP: Pontifícia Universidade de São Paulo - PUCSP; 2008.
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Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo - APDQ (Yokoyama et al., 2015) 4444 Yokoyama CH, Dias KZ, Pereira LD. The auditory processing domains questionnaire (APDQ): Portuguese version [Monograph]. São Paulo, SP: Departamento de Fonoaudiologia, Curso de Especialização em Audiologia, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; 2015.
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Traduzido e validado com 100% de sensibilidade e especificidade para o português brasileiro. |
Estilo escala Likert; Conta com uma anamnese dirigida; Contempla habilidades auditivas do cotidiano de um estudante: decodificação, prosódia, separação auditiva e integração bianual, leva em consideração o ambiente silencioso e ruidoso. Também engloba atenção, linguagem e aspectos escolares. Gera escore: Análise feita conforme três subescavas: Processamento Auditivo, Controle Atencional e Habilidades Linguísticas e Cognitivas; Análise dos resultados e parâmetros de normalidade não foram descritos no trabalho de tradução, adaptação e validação. |
Público alvo: Pais e/ou professores; Faixa de aplicação: 7 a 17 anos de idade. |
52 questões fechadas |
Foram feitos os seguintes Testes de PAC: LS, MSV, MSNV, PD, RGDT, SSI, IPRF, FR, DD, DNV (atenção livre e direcionada). Houve correlação com o Teste de LS. 3333 Martins KVC, Pereira LD, Ziliotto K. Investigation of the set of auditory behaviors by means of a questionnaire [Monograph]. São Paulo, SP: Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, Curso de Especialização em Audiologia, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; 2015.
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Martins KVC et al. (2015) 3333 Martins KVC, Pereira LD, Ziliotto K. Investigation of the set of auditory behaviors by means of a questionnaire [Monograph]. São Paulo, SP: Escola Paulista de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, Curso de Especialização em Audiologia, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; 2015.
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