Resumo
Introdução:
Os educadores que lidam com crianças de 0-6 anos devem ser pessoas dispostas a usar todos os tipos de medidas que assegurem a segurança das crianças em instituições educacionais e em playgrounds, proporcionando proteção contra doenças e aplicando medidas deprimeiros socorros em caso de acidentes.
Objetivo:
Neste estudo, objetivamos determinar o nível de conhecimento de estudantes em um departamento de desenvolvimento infantil, com relação à aspiração de corpo estranho (ACE), e o efeito do treinamento para ACE em seu nível de conhecimento.
Métodos:
Realizamos estudo do tipo semiexperimental em todos os estudantes (n = 123) que estavam dando continuidade à sua educação no departamento de desenvolvimento infantil de uma instituição de educação secundária em Corum, Turquia. Os dados foram avaliados com métodos estatísticos apropriados. Adotamos p < 0,05 como nível estatisticamente significante.
Resultados:
Antes do treinamento, 80% dos escolares tinham conhecimento da importância do fator idade nos casos de ACE; depois do treinamento, esse percentual se elevou para 92%. Houve aumento estatisticamente significante no número de estudantes que percebiam a importânciado fator idade (p < 0,05).
Conclusão:
Como resultado do treinamento, a apresentação visual e o treinamento em modelos com relação à ACE levaram a um aumento no nível de conhecimento dos estudantes.
PALAVRAS-CHAVE:
Aspiração de corpo estranho(ACE); Enfermeiro; Treinamento; Criança