Acessibilidade / Reportar erro

Serra de radix nasal: uma ferramenta útil na rinoplastia para corrigir o radix alto Como citar este artigo: Şeneldir S, Dizdar D, Tuna A. Radix saw: a useful tool for rhinoplasty to correct high radix. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:59-65.

Resumo

Introdução:

O aspecto mais difícil do rebaixamento do radix nasal é determinar a quantidade máxima de osso que pode ser removida com o osteótomo; aqui, descrevemos o uso de uma serra para radix nasal, uma nova ferramenta para redução dessa estrutura.

Método:

Prontuários médicos de 96 pacientes submetidos a cirurgia para redução do radix entre 2016 e 2017 foram avaliados retrospectivamente. Todas as cirurgias foram realizadas pelo cirurgião sênior. Os resultados foram avaliados comparando-se fotografias pré-operatórias com as fotografias de acompanhamento mais recentes (mínimo de 6 meses de pós-operatório). Todas as fotografias foram tiradas utilizando as mesmas configurações de imagem e com distância e ângulo consistentes do indivíduo. As fotografias foram posteriormente analisadas pelos autores.

Resultados:

A população do estudo foi composta por 96 pacientes (70 mulheres, 26 homens) que realizaram rinoplastia entre 2016 e 2017. A média de idade dos pacientes foi de 28,8 anos (18 a 50 anos) e o tempo médio de acompanhamento clínico foi de 1,8 anos. Nenhum paciente necessitou de cirurgia de revisão por problemas relacionados ao radix nasal e não houve casos com fragmentos ósseos indesejados ou assimetria do radix. O inchaço e o edema observados imediatamente após a cirurgia diminuíram após uma média de 7 a 10 dias.

Conclusão:

Uma serra para radix nasal pode ser utilizada para rinoplastia, exige manipulação óssea delicada em pacientes com radix alto, com nível de evidência IV. Evidência IV é obtida de várias séries temporais com ou sem intervenção, como estudos de caso. Resultados significativos em ensaios não controlados também podem apresentar esse tipo de evidência.

PALAVRAS-CHAVE
Rinoplastia; Radix nasal; Nariz

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br