PD |
Ferreira, L. et. al., 2019 |
Brasil |
60 |
5-8,11 anos |
Sílaba /of/, 40ms, orelha direita (OD), intensidade de 80 dB nHL, impedância de até 3kΩ, taxa de apresentação de 10,9s, janela de 80-100ms, filtro passa-banda 100-2000 Hz, duas varreduras de 3000 estímulos. |
Grupo I: 0,55 Grupo II: 0,38 |
x |
Grupo 1: V: 6,79 A: 7,84 C: 17,43 D: 23,07 E: 32,07 F: 39,96 O: 47,97 Grupo 2: V: 7,18 A: 8,66 C: 18,32 D: 23,23 E: 32,47 F: 41,73 O: 49,06 |
Grupo I: 0,56 Grupo II: 0,77 |
Crianças com PD apresentam desorganização na codificação neural de sons complexos, devido às alterações nas respostas do PEATE-fala. O que poderia comprometer o desenvolvimento de habilidades linguísticas, que podem refletir na comunicação. |
Gonçalves, I. C., et. al., 2011 |
Brasil |
36 |
7-11 anos |
Sílaba [da], 40ms, OD, intensidade de 80dBA, impedância de até 5kΩ, taxa de apresentação 11,1 estímulos/s, filtro passa-banda 100-2000 Hz, 2000 estímulos. |
Complexo VA: Grupo 1: 0,36 Grupo 2: 0,43 |
Grupo 1: V: 0,32 A: -0,31 C: -0,34 F: 0,33 Complexo VA: 0,69 Grupo 2: V: 0,30 A: -0,35 C: -0,35 F: 0,37 Complexo VA: 0,67 |
Grupo 1: V: 7,41 A: 9,39 C: 19,42 F: 40,10 Complexo VA: 1,97 Grupo 2: V: 8,58 A: 10,32 C: 18,76 F: 40,00 Complexo VA: 1,74 |
x |
Indicam que os estágios iniciais do processamento de um estímulo acústico na via auditiva não são semelhantes em crianças com desenvolvimento típico e com PD. Sugerem que a codificação anormal dos sons da fala pode ser um marcador biológico para PD. |
TEA |
Chen, J. et al., 2019 |
China |
35 |
3-6 anos |
Sílaba [da], 40ms, OD, intensidade de 80 dB SPL, impedância de até 5kΩ, taxa de apresentação de 10,9 estímulos/s, três varreduras de 3000 estímulos. |
x |
Médias na primeira e segunda avaliação, respectivamente: Grupo 1: V: 0,10/ 0,11; A: -0,20/-0,23 C: -0,14/ -0,11 D: -0,14/ -0,18 E: -0,22/ -0,23 F: -0,27/ -0,19 O: -0,21/ -0,18 Grupo 2: V: 0,09/ 0,11 A: -0,18/-0,22 C: -0,04/ -0,07 D: -0,19/ -0,21 E: -0,16/ -0,18 F: -0,18/ -0,18 O: -0,09/ -0,14 |
Médias na primeira e segunda avaliação, respectivamente; Grupo 1: V: 6,66/6,54 A: 7,58/7,51 C: 18,37/ 18,20 D: 22,58/ 22,39 E: 31,30/ 31,32 F: 39,60/ 39,32 O: 48,04/48,07 Grupo 2: V: 6,90/6,73 A: 7,83/7,86 C: 18,47/18,43 D: 22,55/ 22,99 E: 31,13/ 31,08 F:39,74/39,58 O: 48,29/48,17 |
x |
Crianças com TEA apresentam processamento subcortical ainda imaturo quando comparados àquelas com TD. |
Ramezani, M., et. al., 2018 |
Irã |
56 |
Médias de idades 14,36-14,99 |
Sílaba [da], 40ms, OD, intensidade de 80 dB SPL, impedância de até 5kΩ, polaridade intermitente, taxa de apresentação de 10,9 estímulos/s, filtro passa-banda 100- 2000 Hz, duas varreduras de 3000 estímulos. |
x |
x |
Grupo 1: V: 6,32 A: 7,18 C: 18,03 D: 22,10 E: 30,74 F: 39,12 O: 47,68 Grupo 2: V: 6,89 A: 7,82 C: 20,01 D: 24,60 E: 33,35 F: 41,12 O: 49,58 |
x |
Há prejuízos na sincronização da atividade neural em indivíduos com TEA, indicativo de uma disfunção no processamento do estímulo de fala no tronco encefálico. |
Otto-Meyer, S., et. al., 2018 |
Estados Unidos |
24 |
7-13 anos |
Estímulo /d/, 40ms, OD, intensidade de 80 dB SPL, impedância de até 5kΩ, polaridade alternada, taxa de apresentação de 10,9ms, janela de 75ms, filtro passa alto de 100 Hz e passa baixo de 2000 Hz, duas varreduras de 2000 estímulos. Sílaba [ya] subindo e [ya] descendo, 230ms, O.D., intensidade de 60 dB SPL, polaridade alternada, filtro passa-banda 80-1000 Hz, 4800 estímulos. |
x |
x |
x |
x |
Crianças com TEA de alto desempenho possuem PEATE-fala menos estáveis do que crianças com desenvolvimento típico, persistindo através de múltiplos estímulos. Os efeitos podem ir além do sistema auditivo, dada a natureza integrada dos geradores do PEATE-fala. |
Russo, N., et. al., 2009 |
Estados Unidos |
39 |
7-13 anos |
Sílaba [da], 40ms, OD, intensidade de 80 dB SPL, polaridade alternada, impedância de até 5kΩ, taxa de apresentação de 10,9 estímulos/s, janela de 75ms, filtro passa-banda 100-2000HZ três varreduras de 2000 estímulos. |
x |
x |
Grupo 1: V: 6,54 A: 7,48 D: 22,38 F: 39,25 Grupo 2: V: 6,73 A: 7,85 D: 22,77 F: 39,54 |
x |
Há redução da sincronia neural e bloqueio de fase na estimulação de fala. |
Russo, N. M., et. al., 2008 |
Estados Unidos |
42 |
7-13 anos |
Sílaba [ya], 230ms, O.D., intensidade de 60 dB SPL, impedância de até 5kΩ, janela de 50ms, polaridade alternada, filtro passa-banda 80-1000 Hz, duas varreduras de 1200 estímulos por polaridade. |
x |
x |
X |
x |
Algumas crianças com TEA demonstram deficiências acentuadas no rastreamento de pitch. Além disso, apontam redução do bloqueio de fase. |
Gagueira |
Mozaffarilegha, M.; Adeli, H., 2018. |
Irã |
29 |
15-33 anos |
Sílaba [da], 40ms, OD, intensidade de 80 dB SPL, polaridade alternada, janela de 85,33ms, 6000 estímulos. |
x |
x |
X |
x |
Promissora capacidade da complexidade do índice gráfico (GIC) para avaliação da ativação anormal do nível do tronco cerebral no grupo de estudo. Associam a visibilidade dos gráficos dos PEATE com mecanismos associados à memória de longo prazo da dinâmica do sistema auditivo ao nível do tronco encefálico. |
DEL |
Gabr, T. A.; Darwish, M. E., 2015 |
Egito |
40 |
3-7 anos |
Sílaba [da], 206ms, ambas as orelhas, intensidade de 70 dB nHL, polaridade alternada, taxa de apresentação de 11,1 estímulos/s, janela de 75ms, filtro passa-banda 50-1000HZ, três varreduras de 1024 estímulos. |
Complexo VA: Grupo 1: 0,426 Grupo 2: 0,195 |
Grupo 1: V: 0,468 A: 0,319 C: 0,446 D: 0,513 E: 0,818 F: 0,95 O: 0,765 Complexo VA: 0,787 Grupo 2: V: 0,13 A: 0,86 C: 0,159 D: 0,111 E: 0,199 F: 0,188 O: 0,31 Complexo VA: 0,334 |
Grupo 1: V: 6,60 A: 8,73 C: 14,04 D: 21,0 E: 29,1 F: 37,9 O: 47,00 Grupo 2: V: 7,95 A: 12,1 C: 21,0 D: 29,7 E: 38,6 F: 47,3 O: 55,8 |
Grupo 1: 1,65 Grupo 2: 2,05 |
Crianças com DEL têm codificação anormal para características acústicas específicas, redução de sincronia neural para alterações transitórias na fala e codificação neural prejudicada da duração do estímulo. Manifestando-se como PEATE-fala anormal. |
Rocha-Muniz, C. N., Befi-Lopes, D. M., & Schochat, E., 2014 |
Brasil |
75 |
6-12 anos |
Sílaba [da], 40ms, OD, impedância de até 5kΩ, polaridade alternada, janela de 74,67ms, filtro passa-banda 100-2000 Hz, três varreduras de 1000 estímulos. |
x |
x |
Grupo 1: V: 6,32 A: 7,87 C: 17,57 D: 22,83 E: 30,64 F: 39,37 O:48,01 Grupo 2: V: 6,78 A: 8,61 C: 18,76 D: 23,72 E: 31,79 F: 41,14 O: 49,27 |
x |
PEATE-fala pode ser usado para o diagnóstico de comprometimentos da linguagem, considerados outros fatores e presença de riscos. Sugestão de utilização do procedimento brasileiro em falantes da língua inglesa, uma vez que os resultados obtidos para a sílaba [da] são semelhantes nos falantes de ambas a línguas. |
Rocha-Muniz, N. C.; Befi-Lopes, M. D.; Schochat, E., 2012 |
Brasil |
57 |
6-12 anos |
Sílaba [da], 40ms, O.D., impedância de até 5kΩ, polaridade alternada, janela de 74,67ms, filtro passa-banda 100-2000 Hz, três varreduras de 1000 estímulos. |
x |
x |
Grupo 1: V: 6,31 A: 7,35 C: 17,54 D: 22,83 E: 30,79 F: 39,17 O: 48,13 Grupo 2: V: 6,78 A: 8,75 C: 18,89 D: 23,80 E: 32,01 F: 41,48 O: 49,39 |
x |
O grupo com DEL demonstrou-se alterado para medidas temporais e medidas de codificação de frequência. PEATE anormal deve se manifestar como dificuldades na percepção da fala. O grupo com DEL apresentou-se com respostas piores que os demais. |
Filippini, R.; Befi-Lopes, M. D.; Schochat E., 2012 |
Brasil |
30. Três grupos: 1: TD 2: DEL (treinamento auditivo formal e fonoterapia) 3: DEL (apenas fonoterapia) |
7-13 anos |
Sílaba [da], 40ms, OD, 80 dB nHL, polaridade alternada, taxa de apresentação de 10,9 estímulos/s, janela de 74,67ms, filtro passa-banda de 100-2000 Hz, três varreduras de 1000 estímulos. |
Complexo VA, antes e após treinamento auditivo, respectivamente: Grupo 1: 0,45/0,37 Grupo 2: 0,33/0,32 Grupo 3: 0,35/0,38 |
Complexo VA, antes e após treinamento auditivo, respectivamente: Grupo 1: 0,41/0,34 Grupo 2: 0,29/0,29 Grupo 3: 0,35/0,35 |
Médias antes e após treinamento auditivo, respectivamente. Grupo 1: V: 6,53/6,63 A: 7,45/7,60 C: 18,43/18,21 D: 22,22/22,45 E: 31,04/31,16 F: 39,41/39,33 O:48,10/47,94 Complexo VA: 0,92/0,92 Grupo 2: V: 6,64/6,67 A: 7,51/7,58 C: 18,74/18,56 D: 22,51/22,22 E: 31,45/30,72 F: 39,59/39,23 O: 47,88/47,93 Complexo VA: 0,88/0,91 Grupo 3: V: 6,59/6,59 A: 7,63/7,48 C: 18,89/18,58 D: 22,39/22,14 E: 30,80/31,02 F: 39,27/39,37 O: 48,13/47,95 Complexo VA: 1,02/0,90 |
|
Déficits no processamento auditivo em avaliações comportamentais e eletrofisiológicas nos grupos DEL, semelhantes aos observados em participantes com transtorno de processamento auditivo. Além disso, verificou benefício do treinamento auditivo formal e treinamento auditivo formal associado à fonoterapia em respostas comportamentais e eletrofisiológicas. |
Basu, M.; Krishnan, A.; Weber-Fox, C., 2009 |
Estados Unidos |
20 participantes. Dois grupos: I: DEL II: TD |
4-11 anos |
Sílabas [ba] e [de], 150ms, OD, intensidade de 50 dB nHL, impedância de até 3kΩ, filtro passa-banda 100-3000 Hz. |
x |
x |
X |
x |
Crianças com DEL apresentam déficit temporal no nível do tronco encefálico, os sons com rápidas apresentações ou mudanças não são adequadamente codificados. A população estudada apresentou pronunciada interrupção no bloqueio de fase neural. |
TDAH |
Jafari, Z.; Malayeri, S.; Rostami, R., 2015 |
Irã |
84 |
8-12 anos |
Sílaba [da], 40ms, OD, intensidade de 80 dB SPL, impedância de até 5kΩ, taxa de apresentação de 10,9 estímulos/s, filtro passa-banda 100-2000HZ duas varreduras de 2000 estímulos. |
x |
x |
Grupo 1: V: 5,920 A: 6,749 C: 17,366 D: 21,178 E: 30,047 F: 38,690 O: 46,788 Grupo 2: V: 5,935 A: 7,065 C: 17,565 D: 21,716 E: 30,466 F: 39,04 O: 47,08 |
x |
PEATE-fala indicando atraso de codificação temporal em crianças do grupo de estudo. Crianças com TDAH possuem disfunção no processamento de estímulos de fala e não fala ao nível do tronco encefálico. |