Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem gradativa para refinamento da ponta nasal: resultados cirúrgicos

Introdução:

A complexidade das estruturas da ponta nasal e o impacto de manobras cirúrgicas sobre o seu suporte dificultam a previsão da forma final da mesma. Devido a isso, nenhuma técnica isolada é suficiente para corrigir adequadamente as numerosas apresentações anatômicas, sendo o planejamento pré-operatório, a base da rinoplastia.

Objetivos:

Apresentar resultados de rinoplastias, por meio da abordagem cirúrgica gradativa para definição da ponta nasal baseada nas características anatômicas, e avaliar o grau de satisfação dos pacientes após a realização do procedimento cirúrgico.

Método:

Estudo em coorte histórica longitudinal no qual foram avaliados os prontuários de 533 pacientes de ambos os gêneros submetidos à rinoplastia no período de Janeiro de 2005 a Janeiro de 2012. Os pacientes foram divididos em sete grupos: (1) Nenhuma cirurgia na ponta nasal;( 2) Divulsão interdomal; (3) Ressecção cefálica; (4) Sutura domal; (5) Enxerto em escudo; (6) Divisão vertical dos domus; (7) Reconstrução das cartilagens alares maiores.

Resultados:

O grupo 4 foi o de maior prevalência. A taxa de satisfação foi de 96% e a revisão cirúrgica ocorreu em 4% dos casos.

Conclusão:

O protocolo utilizado permitiu a associação da abordagem cirúrgica gradativa para definição da ponta nasal com as características anatômicas nasais, alta taxa de satisfação como resultado cirúrgico e baixa taxa de revisão.

Rinoplastia; Nariz; Cartilagens nasais


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br