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Avaliação quantitativa do paladar na população infantil: revisão sistemática

Introdução:

O paladar é de grande importância para o processo de alimentação. Visto dessa forma, torna-se fundamental a averiguação deste sentido junto às crianças, que são seres em desenvolvimento. Porém, apesar da pouca variação na utilização de testes que mensuram a capacidade gustatória, ainda existe questionamento acerca da aplicabilidade e do uso eficaz dos instrumentos de avaliação quantitativa, especificamente na população infantil.

Objetivo:

Levantar na literatura os instrumentos quantitativos para a avaliação do paladar utilizados em estudos com crianças.

Método:

Busca dos artigos realizada nas plataformas PUBMED e Web of Science, seguindo etapas de seleção e análise crítica dos periódicos encontrados. Os descritores e termos utilizados foram taste, child, assessment, diagnosis e dysgeusia. Foram selecionados artigos originais relacionados ao tema no idioma inglês, realizados somente com a população infantil e sem restrição de ano. Foram excluídos estudos realizados em outras fases do desenvolvimento humano, exclusivamente ou concomitantemente com a população infantil; estudos com animais; artigos de revisão de literatura, dissertações e capítulos de livros, artigos de estudo de caso e editoriais. A análise dos dados foi realizada por meio de um fichamento protocolar criado para este estudo, contemplando os seguintes pontos: autor, departamento de pesquisa, ano, local, população/amostra, idade, objetivo do estudo, métodos utilizados e resultados principais.

Resultados:

Foram encontrados 5613 artigos. Foram excluídos 5307 artigos pelo título, 248 pelo resumo e 43 pelo texto lido na íntegra. 15 manuscritos foram analisados, dos quais seis eram artigos repetidos. Assim, 9 artigos foram selecionados para esta revisão.

Conclusão:

Foi observada a utilização criteriosa dos testes de avaliação do paladar, garantindo confiabilidade às pesquisas futuras que venham a utilizar métodos semelhantes aos estudos já realizados.

Paladar; Criança; Avaliação; Disgeusia


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