Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre fáscia do músculo temporal e pericôndrio de cartilagem tragal na timpanoplastia endoscópica tipo 1 com descolamento limitado do retalho timpanomeatal

Resumo

Introdução

O descolamento do retalho timpanomeatal é uma das etapas básicas da timpanoplastia. Um nível satisfatório de sucesso na restauração anatômica e funcional pode ser alcançado com o uso de diferentes enxertos e descolamento limitado do retalho timpanomeatal.

Objetivos

Comparar os resultados anatômicos e funcionais entre o uso de pericôndrio de cartilagem tragal e de fáscia do músculo temporal em timpanoplastias endoscópicas tipo 1 feitas com descolamento limitado do retalho timpanomeatal.

Método

Foram incluídos no estudo 81 pacientes (33 mulheres, 48 homens, média de 22,1 ± 10,1 anos, variação de 18-49 anos), submetidos a timpanoplastia endoscópica transcanal tipo 1 com descolamento limitado do retalho timpanomeatal. Todos os casos foram divididos em dois grupos: pericôndrio da cartilagem tragal (grupo A) e fáscia do músculo temporal (grupo B). Na comparação dos grupos consideraram-se o gap aéreo-ósseo, pré e pós-operatório, e a condição da membrana timpânica.

Resultados

Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos A e B no pré e pós-operatório (p = 0,608 e 0,529, respectivamente). Nos grupos A e B, os valores do gap aéreo-ósseo no pós-operatório demonstraram redução significante em relação aos valores pré-operatórios (p = 0,0001). Os grupos A e B não demonstraram diferenças significantes entre as medidas pré e pós-operatórias dos valores dos gaps (p = 0,687). O sucesso da retenção do enxerto foi de 92,6% no grupo A, enquanto no grupo B foi de 90,0%, não ocorreu diferença estatisticamente significante entre os grupos (p = 0,166).

Conclusão

De acordo com os resultados deste estudo, acreditamos que tanto o pericôndrio da cartilagem tragal como a fáscia do músculo temporal, usados com descolamento limitado do retalho timpanomeatal na timpanoplastia endoscópica, são elegíveis para uma cirurgia segura e bem-sucedida.

Palavras-chave
Timpanoplastia endoscópica; Retalho timpanomeatal; Pericôndrio; Fáscia do músculo temporal

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br