Acessibilidade / Reportar erro

O nível sérico de bilirrubina é um fator preditivo no carcinoma da glândula parótida? Como citar este artigo: Bulğurcu S, İdil M, Çukurova İ. Is serum bilirubin level a predictor factor in parotid gland carcinoma? Braz J Otorhinolaryngol. 2020;86:339-42.

Resumo

Introdução:

Os níveis de bilirrubina têm sido associados ao risco de várias lesões malignas. A associação entre os níveis séricos de bilirrubina pré-tratamento e a sobrevida global dos pacientes com carcinoma da glândula parótida ainda não é clara.

Objetivos:

Neste estudo, avaliamos o efeito dos níveis séricos de bilirrubina na sobrevida global em tumores malignos de parótida.

Método:

Este estudo avaliou 35 pacientes, 15 do sexo feminino e 20 do masculino. A média de idade foi de 60,7 ± 14,5 anos. Pacientes diagnosticados com carcinoma da glândula parótida e submetidos a parotidectomia total entre 2008 e 2018 foram avaliados retrospectivamente. A relação entre a sobrevida global dos pacientes e os níveis de bilirrubina total, bilirrubina direta e bilirrubina indireta foi estimada. A análise da curva Receiver Operating Characteristic foi realizada para determinar os pontos de corte ideais.

Resultados:

Pacientes com níveis mais baixos de bilirrubina direta, bilirrubina indireta e bilirrubina total tiveram sobrevida global significantemente maior do que aqueles com valores mais altos. Valores de corte para bilirrubina total, bilirrubina direta e bilirrubina indireta foram estabelecidos como 0,545 mg/dL, 0,175 mg/dL e 0,435 mg/dL, respectivamente.

Conclusão:

Em nosso estudo, verificamos que níveis de bilirrubina aumentados no pré-operatório estão associados à redução do tempo de sobrevida no período pós-operatório em pacientes com carcinoma da glândula parótida.

PALAVRAS-CHAVE
Bilirrubina; Glândula parótida; Sobrevida

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br