Acessibilidade / Reportar erro

Recrutamento vestibular: nova aplicação para um conceito antigo Como citar este artigo: Bittar RS, Mezzalira R, Ramos AC, Risso GH, Real DM, Grasel SS. Vestibular recruitment: new application for an old concept. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:S91-S96.

DESTAQUES

O índice de recrutamento pós‐calórico é a razão da velocidade angular da componente lenta obtida pela estimulação calórica fria e quente da mesma orelha.

O valor normal foi estabelecido em 17,06%.

O índice de recrutamento pós‐calórico é útil para identificar a orelha afetada separadamente.

O recrutamento sugere que a compensação central ainda não está completa em indivíduos com sintomas vestibulares e lesão periférica.

Resumo

Introdução

O recrutamento vestibular é um sinal de hiperexcitabilidade dos neurônios vestibulares centrais e pode ser característico de lesão vestibular periférica.

Objetivo

Definir o índice de recrutamento pós‐calórico e sua capacidade de predizer o estágio de compensação vestibular e lesão periférica.

Método

Em primeiro lugar, demonstramos que valores maiores na estimulação pós‐calórica fria em relação à estimulação quente foram equivalentes ao recrutamento vestibular observado durante o teste de aceleração harmônica sinusoidal. Na etapa seguinte, os pacientes com queixas vestibulares e controles assintomáticos foram submetidos à prova calórica. Calculamos o índice de recrutamento pós calórico para o grupo controle. No grupo de estudo, analisamos a relação entre o recrutamento pós‐calórico e predomínio labiríntico, bem como os tipos de diagnósticos vestibulares.

Resultados

O recrutamento pós‐calórico médio foi de 17,06% e 33,37% nos grupos controle e estudo, respectivamente. A razão entre o recrutamento pós‐calórico e o predominício labiríntico foi de 1,3 no grupo de estudo. Nos sujeitos com recrutamento, não foi observada diferença significativa de predominício labiríntico do lado lesionado ou saudável. Não encontramos diferenças de diagnóstico vestibular entre sujeitos com recrutamento e sem recrutamento.

Conclusão

O índice de recrutamento pós‐calórico identificou tônus vestibular assimétrico e compensação central. O valor normal foi estabelecido em 17,06%.

Palavras‐chave
Recrutamento vestibular; Compensação vestibular; Prova calórica

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br