Acessibilidade / Reportar erro

As cirurgias desnecessárias para nódulos tireoidianos suspeitos podem ser evitadas pelo uso combinado da razão de compressão e do escore da elastografia? Como citar este artigo: Görgülü O, Görgülü FF, Koç AS. Can the unnecessary operations for suspected thyroid nodules be avoided by the combined use of the strain ratio and elastography score? Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:338-45.

Resumo

Introdução

Apenas 5% a 15% das amostras cirúrgicas de tireoide são relatadas como malignas. A maioria das cirurgias é feita devido à suspeita de lesão maligna como resultado da biópsia por punção aspirativa com agulha fina. Entretanto, invasividade, resultados não diagnósticos e biópsias repetidas são desvantagens desse procedimento.

Objetivo

Investigar a eficácia do uso simultâneo da razão de compressão e do escore de elasticidade no diagnóstico diferencial de nódulos tireoidianos, bem como avaliar a compatibilidade desses dois métodos.

Método

Foram incluídos no estudo 144 nódulos. O diagnóstico histopatológico final foi usado como padrão de referência. A área sob a curva sensibilidade, especificidade e valores de corte da razão de compressão e do escore de elasticidade foram determinados com a análise da curva Receiver Operating Characteristic. A compatibilidade e comparação da razão de compressão e do escore de elasticidade também foram feitas.

Resultados

Eram malignos 28 nódulos (19,4%). Os resultados da razão de compressão e do escore de elasticidade foram significantemente bem-sucedidos em prever a lesão maligna de nódulos da tireoide (p < 0,001 para ambos). Além disso, as áreas sob a curva para a razão de compressão e o escore de elasticidade foram de 0,944 e 0,960, respectivamente. A acurácia diagnóstica escore de elasticidade foi superior à da razão de compressão, mas essa diferença não foi estatisticamente significante (p = 0,456). Quando a compatibilidade da razão de compressão e do escore de elasticidade foi examinada, as duas avaliações mostraram-se estatisticamente consistentes (Kappa = 0,767; p < 0,001). Quando a razão de compressão e o escore de elasticidade foram usados em conjunto, a especificidade de captar o diagnóstico correto aumentou de 84,5% para 93,1%.

Conclusão

Quando a razão de compressão e o escore de elasticidade foram usados juntos para o diagnóstico diferencial de nódulos tireoidianos, resultados mais precisos foram obtidos. Assim, o uso combinado dos dois métodos pode ser uma opção promissora à biópsia por punção aspirativa com agulha fina e evitar intervenções cirúrgicas desnecessárias para nódulos tireoidianos suspeitos.

Palavras-chave
Nódulo de tireoide; Elastografia por compressão (Strain elastography); Razão de compressão (strain ratio); Escore da elastografia; Lesão maligna

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br