Acessibilidade / Reportar erro

Quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide é um potencial oncogene no carcinoma nasofaríngeo Como citar este artigo: Chen J, Li HL, Li BB, Li W, Ma D, Li YH, et al. Serum- and glucocorticoid-inducible kinase 3 is a potential oncogene in nasopharyngeal carcinoma. Br J Otorhinolaryngol. 2018. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.05.012

Resumo

Introdução:

A quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide, uma serina/treonina quinase que funciona downstream da via de sinalização PI3K, desempenha um papel crítico nos processos neoplásicos. É expressa por vários tumores e contribui para a carcinogênese.

Objetivo:

Investigar a expressão de quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide no carcinoma nasofaríngeo, estudar os efeitos antitumorais do shRNA da quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide, que inibem sua expressão em células de carcinoma nasofaríngeo, e discutir as implicações potenciais de nossos achados.

Método:

A expressão de proteína quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide em linhagens de células de carcinoma nasofaríngeo (CNE-1, CNE-2, HNE-1, HONE-1 e SUNE-1) e a linhagem de células humanas imortalizadas do epitélio nasofaríngeo NP69 foram avaliadas por Western blot. A expressão da quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide em 42 tecidos de CNF embebidos em parafina foi feita por imuno-histoquímica. Testes com MTT, citometria de fluxo e testes de raspagem foram feitos após as células CNE-2 terem sido transfectadas com o melhor plasmídeo shRNA da quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide selecionado por Western blot, com o uso de lipofectamina para estudar seu efeito na proliferação, apoptose e migração celular.

Resultados:

Foi observada uma sobre-expressão da quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide em tecidos e células de carcinoma nasofaríngeo humanas. A expressão de quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide diminuiu acentuadamente após as células CNE-2 terem sido transfectadas com o shRNA da quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide, conduzindo a forte inibição de proliferação e migração celular. Além disso, a taxa de apoptose aumentou nas células CNE-2 após o knockdown da quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide.

Conclusão:

A expressão de quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide foi observada com maior frequência à medida que o epitélio nasofaríngeo progride de tecido normal para carcinoma. Isso sugere que a quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide contribui para o processo multietapas da carcinogênese do carcinoma nasofaríngeo. A quinase 3 sérica induzida por glicocorticoide representa um alvo para a terapia do carcinoma nasofaríngeo e há uma base para a investigação adicional dessa modalidade de tratamento adjuvante para o carcinoma nasofaríngeo.

Palavras-chave
Carcinoma nasofaríngeo; Quinase 3 sérica e induzida por glicocorticoide; shRNA; Proliferação; Apoptose; Migração

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br