Acessibilidade / Reportar erro

Grau de satisfação em usuários de próteses auditivas em um serviço de alta complexidade

A prótese auditiva é utilizada por alguns portadores de perda auditiva. A satisfação com a prótese é importante para a adesão ao uso e pode ser avaliada por meio de questionários.

OBJETIVO:

Avaliar o grau de satisfação dos usuários de próteses auditivas.

MÉTODO:

Aplicou-se o questionário Satisfaction With Amplification in Daily Life (SADL) a 180 usuários de próteses auditivas, classificando-os de acordo com a média obtida no Escore Global de satisfação e subescalas. Os demais dados individuais foram obtidos na mesma entrevista.

RESULTADOS:

A média do escore global de satisfação foi 5,6, revelando 48,9% muito satisfeitos, 47,2% satisfeitos e 3,9% insatisfeitos. A média para Efeitos Positivos foi 5,6, para Serviços e Custos 6,2, para Fatores Negativos 4,9 e para Imagem Pessoal 5,8. Para as próteses auditivas intra-auriculares, 83,3% estavam muito satisfeitos. A subescala Imagem Pessoal apresentou 15,0% de insatisfação. Perda auditiva neurossensorial e perda auditiva profunda apresentaram menores graus de satisfação, com 5,4% de insatisfação na primeira e 50,0% na segunda.

CONCLUSÃO:

Os pacientes avaliados apresentaram satisfação elevada com as próteses auditivas. Destacaram-se as próteses intra-auriculares com maiores satisfações. A subescala Imagem Pessoal revelou mais insatisfação. Menores graus de satisfação foram encontrados para perda auditiva neurossensorial e perda auditiva profunda.

auxiliares de audição; perda auditiva; reabilitação; satisfação do paciente


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br