Acessibilidade / Reportar erro

Anquiloglossia se associa à apneia obstrutiva do sono? Como citar este artigo: Bussi MT, Corrêa CC, Cassettari AJ, Giacomin LT, Faria AC, Moreira AP, et al. Is ankyloglossia associated with obstructive sleep apnea? Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:S156-S162.

DESTAQUES

  • Frênulo lingual curto não tratado ao nascimento está associado à apneia do sono.

  • Frênulo lingual encurtado altera o crescimento craniofacial com consequências respiratórias

  • Frenuloplastia lingual associada à terapia miofuncional é eficaz no tratamento do ronco.

  • Além da melhoria do sono, houve melhoria nas funções de fala e deglutição.

Resumo

Objetivo

Investigar as evidências sobre a associação entre a anquiloglossia e a apneia obstrutiva do sono.

Método

Foi feita revisão de literatura integrativa nas bases de dados. Foram incluídos estudos observacionais e intervencionais em que foi feita a avaliação do frênulo de língua em crianças com distúrbios respiratórios do sono. Como critérios de exclusão: estudo em animais, in vitro, carta ao editor, opinião de expert, outras revisões. Os artigos selecionados foram analisados quanto ao desenho do estudo, casuística, caracterização da avaliação do frênulo lingual e do sono, além dos principais resultados e conclusões.

Resultado

Foram localizados 97 artigos, porém apenas 4 atenderam aos critérios de inclusão. Dois estudos retrospectivos concluiram que o frênulo lingual curto não tratado ao nascimento está associado à apneia obstrutiva do sono. Um estudo prospectivo concluiu que, após a frenectomia lingual, além da melhoria do sono, houve melhoria na fala e deglutição. Um coorte retrospectivo concluiu que a frenuloplastia lingual associada à terapia miofuncional é eficaz no tratamento do ronco e respiração oral.

Conclusão

Os estudos incluídos na presente revisão contribuem para corroborar a associação entre anquiloglossia e apneia obstrutiva do sono.

Palavras‐chave
Anquiloglossia; Apneia obstrutiva do sono; Terapia miofuncional

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br