Acessibilidade / Reportar erro

O uso da tDCS como opção terapêutica para o zumbido: uma revisão sistemática Como citar este artigo: Santos AH, Santos AP, Santos HS, Silva ACd. The use of tDCS as a therapeutic option for tinnitus: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:653-59.

Resumo

Introdução:

Devido à subjetividade do diagnóstico do zumbido e a suas diversas etiologias, o estabelecimento de um tratamento eficaz é complexo. Nesse contexto surge a transcranial direct current stimulation, uma opção não invasiva, acessível para grande parte dos pacientes, e que tem apresentado bons resultados no tratamento de outros sintomas como dor crônica.

Objetivo:

Avaliar a resposta terapêutica do zumbido ao transcranial direct current stimulation.

Método:

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio dos seguintes descritores: zumbido, transcranial direct current stimulation e ensaio clínico randomizado. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Lilacs, Scielo. Os critérios de inclusão foram: pacientes maiores de 18 anos sem outras comorbidades associadas, que tiveram diagnóstico estabelecido por um especialista ou por meio da aplicação de escalas e critérios previamente validados aplicados por médico não especialista.

Resultados:

Foram encontrados 4.165 estudos, sendo selecionado após a aplicação dos critérios de inclusão um total de seis, obtendo-se uma amostra de 602 pacientes. A partir dos critérios definidos, houve uma resposta positiva ao transcranial direct current stimulation em 14.86% dos participantes.

Conclusão:

Baseada na presente revisão, não há ainda uma resposta terapêutica do zumbido ao transcranial direct current stimulation.

PALAVRAS-CHAVE
Zumbido; tDCS; Estimulação transcraniana direta

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br