Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre dose única e múltiplas doses diárias de corticoides para perda auditiva neurossensorial súbita Como citar este artigo: Yu GH, Choi Y-J, Jung HJ, Lim Y-S, Park S-W, Cho CG, et al. A comparison of single-dose and multiple divided daily-dose oral steroids for sudden sensorineural hearing loss. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:733–8.

Resumo

Introdução:

Os glicocorticoides são considerados terapia de primeira linha para perda auditiva neurossensorial súbita. Contudo, atualmente não há consenso em como para administrá-los, se em dose única ou múltiplas doses diárias.

Objetivo:

Nosso objetivo é avaliar o resultado do tratamento da perda auditiva neurossensorial súbita com uma dose única ou várias doses diárias de tratamento com esteróides.

Método:

Um total de 94 pacientes que foram diagnosticados e tratados para perda auditiva neurossensorial súbita e acompanhados por mais de três meses pós-tratamento foram avalia-dos retrospectivamente. Os pacientes foram divididos em grupos de dose única diária e dose diária dividida em múltiplas tomadas, baseado em seu regime medicamentoso. Os limiares auditivos foram medidos repetidamente: na visita inicial e em 1 semana, 1 mês e 3 meses após o tratamento inicial. Os resultados do tratamento foram analisados comparando-se as taxas de recuperação da audição e as alterações audiométricas pós-tratamento.

Resultados:

O limiar auditivo foi significativamente reduzido aos três meses pós-tratamento em ambos os grupos. A taxa de recuperação auditiva no grupo de dose única foi significativamente maior do que no grupo de dose diária dividida em múltiplas tomadas. As alterações audiométricas não mostraram diferença estatística, tanto no limiar de tom puro quanto na discriminação da fala.

Conclusão:

Quando esteroides orais são indicados para perda auditiva neurossensorial súbita, tanto uma dose única quanto múltiplas doses podem ser eficazes para o tratamento e têm resultados comparáveis. No entanto, o regime de dose única diária parece ser mais eficaz do que o regime de dose diária dividida em múltiplas tomadas.

Palavras-chave
Perda auditiva neurossensorial súbita; Esteroide; Dose; Regime

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br