Acessibilidade / Reportar erro

Resistência à insulina está associada à Sfrp5 na apneia obstrutiva do sono Como citar este artigo: Sun S, Zhai H, Zhu M, Wen P, He X, Wang H. Insulin resistance is associated with Sfrp5 in obstructive sleep apnea. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:739–45.

Resumo

Introdução:

A apneia obstrutiva do sono, uma doença comum, é geralmente complicada com resistência à insulina e diabetes melito tipo 2. Acredita-se que a adipocina possa ter um papel importante no desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes melito tipo 2 na apneia obstrutiva do sono.

Objetivo:

Avaliar se a proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5, uma nova adipocina, está envolvida em pacientes com apneia obstrutiva do sono não tratada.

Método:

Foram recrutados 76 indivíduos com apneia obstrutiva do sono e 33 indivíduos controle sem apneia obstrutiva do sono e pareados em relação a índice de massa corporal e idade. A concentração plasmática de proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 foi testada em jejum com o teste Elisa. Além disso, obteve-se correlação entre a proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 e o modelo de avaliação da homeostase de resistência à insulina. Modelos de análise de regressão linear múltipla com seleção stepwise foram feitos para determinar as associações independentes entre vários fatores e a proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5.

Resultados:

Os níveis plasmáticos de proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 foram significativamente menores no grupo com apneia obstrutiva do sono do que no grupo controle (grupo com apneia obstrutiva do sono: 28,44 ± 13,25 ng/L; grupo controle: 34,16 ± 13,51 ng/L; p = 0,023). Além disso, a proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 foi correlacionada negativamente com o modelo de avaliação da homeostase de resistência à insulina, mas se correlacionou positivamente com a média e a saturação mínima de oxigênio com ou sem ajuste para idade, gênero, índice de massa corporal, circunferência do pescoço, circunferência da cintura e relação cintura-quadril. A análise de regressão linear múltipla mostrou que houve uma associação negativa independente entre a proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 e o modelo de avaliação da homeostase de resistência à insulina.

Conclusões:

A proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 esteve envolvida na apneia obstrutiva do sono e sua diminuição foi diretamente proporcional à gravidade da apneia obstrutiva do sono. Houve uma correlação negativa independente entre o modelo de avaliação da homeostase de resistência à insulina e a proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 no grupo da apneia obstrutiva do sono. A proteína secretada relacionada ao receptor frizzled-5 pode ser um alvo terapêutico para a resistência à insulina na apneia obstrutiva do sono.

Palavras-chave
Apneia obstrutiva do sono; Proteína secretada relacionada ao receptor frizzled 5; Adipocina; Sensibilidade à insulina

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br