Acessibilidade / Reportar erro

Alterações morfológicas e patológicas da mucosa da tuba auditiva em um modelo animal de otite média eosinofílica Como citar este artigo: Yang J, Zhao C, Chen P, Zhao S. Morphological and pathological changes of Eustachian tube mucosa in an animal model of eosinophilic otitis media. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:701-7.

Resumo

Introdução

A otite média eosinofílica é uma doença relativamente comum de orelha média; entretanto, sua patogênese é ainda obscura, assim como o tratamento.

Objetivo

Observar as alterações histopatológicas e ultraestruturais do epitélio da mucosa da tuba auditiva em ratos com otite média eosinofílica e investigar a sua patogênese.

Método

Os animais foram injetados intraperitonealmente com 2.000 mg de ovalbumina e 100 mg de hidróxido de alumínio (alúmen) no dia 0, seguido por 100 mg de ovalbumina e 100 mg de injeção de alúmen nos dias 7 e 14. Em seguida, receberam um reforço tópico através de uma aplicação diária de 100 mg da solução por gotejamento nasal e injeção intratimpânica de 0,1 mL de ovalbumina (1000 mg/mL) na orelha direita (grupo A, n = 80) e 0,1 mL de solução salina na orelha esquerda como controle (grupo B, n = 80), começou no dia 21 e continuou por 14 dias. Os ossos temporais foram dissecados nos dias 35, 38, 41 e 43 separadamente sob anestesia. Foram usadas microscopia eletrônica de varredura e coloração com hematoxilina-eosina e azul de toluidina para observar as alterações histopatológicas e morfológicas das amostras coradas de mucosa da tuba auditiva. Além disso, células inflamatórias e cílios foram contados.

Resultados

O epitélio da tuba auditiva no grupo A estava edematoso e espessado. Os cílios estavam dispostos de forma desordenada e parcialmente destacados. Os eosinófilos infiltraram a camada submucosa da tuba auditiva e seu número aumentou significantemente em comparação ao grupo B (p < 0,05). Simultaneamente, degranulação dos mastócitos foi observado no grupo A. A microscopia eletrônica de varredura mostrou que os cílios estavam depositados e reunidos ao longo de todo o comprimento da tuba auditiva no grupo A. A densidade das células ciliadas foi significantemente menor do que no grupo B (p < 0,01).

Conclusão

No modelo de otite média eosinofílica, a alergia causou alterações significativas à histopatologia e na morfologia da mucosa da tuba auditiva, afetou a função normal dela, o que desempenhou um papel importante na ocorrência e no desenvolvimento da otite média eosinofílica.

Palavras-chave
Otite média eosinofílica; Trompa de Eustáquio; Mucosa; Cílios; Alergia

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br