Acessibilidade / Reportar erro

Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde

O uso da prótese auditiva e a satisfação podem ser utilizados para determinar a efetividade da reabilitação auditiva, pouco investigada na população brasileira.

OBJETIVO:

Avaliar o uso da prótese auditiva em adultos atendidos num serviço público de saúde, as intervenções necessárias e a satisfação após um ano de adaptação.

MÉTODO:

Estudo prospectivo observacional transversal. Usuários de prótese auditiva foram convocados para avaliação formal do uso.

RESULTADOS:

Duzentos usuários de prótese auditiva compareceram à avaliação formal (perda de 47% da amostra inicial); 76,5% dos usuários avaliados mantiveram o uso bilateral, 10,5% unilateral e 13% nenhuma; 99,5% necessitaram de algum tipo de intervenção. Os usuários que mantiveram o uso foram considerados "satisfeitos".

CONCLUSÃO:

Os usuários de prótese auditiva atendidos no serviço público de saúde em questão apresentam dificuldade para comparecer às consultas de seguimento. A maioria dos indivíduos avaliados manteve o uso da prótese auditiva; entretanto, praticamente todos necessitaram de algum tipo de intervenção. Apesar do alto grau de satisfação, estes achados não contemplaram os indivíduos que não compareceram à avaliação formal, que poderiam representar os menos aderidos ao tratamento. Os dados evidenciaram a necessidade de seguimento periódico para garantir a efetividade do uso da prótese auditiva em longo prazo.

adulto; auxiliares de audição; perda auditiva; saúde pública; sistema único de saúde


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br