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COVID E POPULISMO NO NOTICIÁRIO: como os meios de comunicação brasileiros abordam a questão do populismo durante a pandemia

RESUMO

A recente ascensão do populismo de direita tem dado um novo impulso à discussão sobre o significado do populismo em todo o mundo e a pandemia da covid-19 acrescentou uma camada complementar à questão. Considerando a crescente circulação do termo “populismo” no discurso público, bem como a volatilidade de seu significado, este artigo busca identificar as diferentes construções de sentido em torno deste fenômeno nos meios de comunicação brasileiros durante a pandemia da covid-19. Por meio de análises quantitativas e qualitativas, nas quais mobilizamos a perspectiva dos enquadramentos midiáticos, examinamos 170 artigos de 17 veículos de comunicação brasileiros publicados entre 1º de março e 1º de outubro de 2020. Os resultados permitem concluir que há sentidos circunstanciais do populismo que são incorporados durante a pandemia, especialmente relacionados a uma abordagem anticientífica.

Palavras-chave
Populismo; Jornalismo; Covid-19; Enquadramento; Comunicação política

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