Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:
Este documento está relacionado com:
Este documento está relacionado com:

MAPEAMENTO DA VISIBILIDADE DO AGRUPAMENTO BRICS EM JORNAIS BRASILEIROS: uma análise de conteúdo longitudinal (2011-2019)

RESUMO

Este estudo avalia o grau de visibilidade do grupo BRICS, de seus estados membros e dos temas a eles relacionados dentro da esfera pública brasileira. O arcabouço teórico centra-se no papel do jornalismo em monitorar sistemas estrangeiros por meio de coberturas internacionais. Além disso, consideramos a estrutura tradicional do jornalismo internacional para discutir os possíveis fatores que moldam a visibilidade midiática dos países do BRICS. A partir de uma análise de conteúdo quantitativa e longitudinal (2011-2019), examinamos 1.451 matérias publicadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. A imprensa brasileira discute, principalmente, potências globais, países em crise, estados vizinhos e os principais parceiros comerciais do Brasil. A China (5.1%) é o país dos BRICS com mais visibilidade, provavelmente devido ao seu poderio geopolítico e fortes laços econômicos com o Brasil. Questões relacionadas à Rússia (4.1%), especialmente aquelas envolvendo segurança e justiça, também recebem foco considerável. Temas envolvendo a Índia (1%) e a África do Sul (0.8%) recebem significativamente menos atenção midiática. O próprio bloco BRICS exibe uma visibilidade relativamente baixa, o que pode dificultar o seu reconhecimento entre o público brasileiro.

Palavras-chave
Cobertura internacional; Imprensa brasileira; Discurso público; Comunicação internacional; BRICS

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com