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PROCURANDO UM MODELO DE NEGÓCIOS DE MÍDIA: um estudo exploratório com foco em seis mídias digitais nativas do Chile

RESUMO

Este artigo procura entender as transformações digitais que o sistema de notícias chileno está passando, com base nas lacunas, desafios e oportunidades que estão atualmente enfrentando as organizações industriais e comerciais da mídia digital nativa no Chile. No caso chileno, o surgimento da mídia digital nativa se deu com os novos modelos de negócios de mídia em um contexto de crise dos modos tradicionais de financiamento da mídia. Para estudar este processo, propomos desenvolver um estudo descritivo-explicativo centrado em seis casos paradigmáticos, baseado em entrevistas semi-estruturadas (12) e uma plataforma de biografia (6), para reunir informações sobre as estruturas, dinâmicas e evolução dos modelos de negócios nos sites jornalísticos destes meios de comunicação nativos digitais. Entrevistas semi-estruturadas com fundadores/proprietários (FD) e gestores de monetização (MM), nos permitem compreender as razões e objetivos que sustentam estas transformações. Nossa amostra é composta por seis mídias digitais nativas chilenas, que estão legalmente registradas no sistema nacional de informação de relevância na esfera pública chilena (Reuters, 2022). Os resultados deste exercício analítico mostram as tensões que ocorrem em cinco dimensões-chave do modelo de negócios: sustentabilidade, inovação, associatividade, construção de comunidades e valor agregado jornalístico. Ao final listamos as limitações do estudo e a compreensão do desenvolvimento da mídia digital nativa no Chile.

Palavras-chave
Sustentabilidade; Modelo de negócio dos media; Meios nativos digitais; Chile; Plataformização

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