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SENTENDIMENTOS DE OBJETIVIDADE ENTRE OS JORNALISTAS BRASILEIROS: o que se pretende ser, quando se quer ser objetivo

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação.

Palavras-chave
Teorias do Jornalismo; Objetividade Jornalística; Conceitualização; Percepção

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