Acessibilidade / Reportar erro

Lacunas e Fatores Impeditivos da Doação de Órgãos no Brasil: Revisão de Literatura

RESUMO

Objetivo:

explorar os fatores que dificultam a doação de órgãos no Brasil.

Métodos:

foi realizada uma revisão de literatura buscando principais fatores que dificultam a doação de órgãos, utilizando os seguintes descritores: encaminhamento de órgãos, morte encefálica, cuidados intensivos.

Resultados:

foram encontrados 54 estudos publicados nos últimos cinco anos: PubMed (n=15), EMBASE (n=32), Lilacs (n=1), Mendeley (n=16) e SciELO (n=0). A recusa de familiares parece ser a principal dificuldade no processo de doação de órgãos no Brasil. A sistematização da captação e distribuição de órgãos, e a eficiência para diagnóstico de morte encefálica mostraram-se como fatores preditivos para maiores taxas de aceitação familiar e eficiência nas etapas do processo.

Conclusão:

medidas de sistematização do processo de captação e distribuição de órgãos, bem como a capacitação da equipe de saúde podem impactar beneficamente no cenário brasileiro de doação de órgãos.

Palavras-chave
Obtenção de Tecidos e Órgãos; Morte Encefálica; Cuidados Intensivos; Capacitação Profissional e Transplante

Associação Brasileira de Transplante de Órgãos Avenida Paulista, 2.001 - 17° andar Conj. 1.704/1.707, Cerqueira César - CEP: 01311-300, Tel: (55) 11 98243 - 3901 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abto@abto.org.br