Acessibilidade / Reportar erro

Fibrilação Atrial no Perioperatório de Transplante de Fígado: Uma Revisão Integrativa

RESUMO

Objetivo:

Revisar o desenvolvimento da fibrilação atrial (FA) durante o período perioperatório (intra e pós-operatório) em receptores de transplante de fígado (TxF).

Métodos:

Trata-se de uma revisão integrativa que buscou analisar o surgimento da FA no perioperatório de transplante hepático, bem como seus fatores associados. Utilizaram-se as bases de dados PubMed, MEDLINE, SciELO e Scopus. Os descritores foram permutados utilizando o operador booleano “AND”, com a restrição temporal de 10 anos, nos idiomas inglês e português. Inicialmente, foram encontrados 305 artigos, dos quais nove atenderam ao objetivo proposto após a análise.

Resultados

Nesta revisão, foram selecionados nove artigos, os quais foram categorizados de acordo com o momento de surgimento da FA, em relação à cirurgia de transplante hepático: três em relação ao surgimento da FA no intraoperatório (FAIO) e seis no pós-operatório. Durante o período intraoperatório, os casos de FA apresentaram maior incidência após a reperfusão do enxerto hepático. Além disso, o grupo com FA apresentou maior incidência de insuficiência hepática, pontuações mais altas no escore model for end-stage liver disease (MELD), concentrações séricas mais elevadas de bilirrubina total e valores aumentados de international normalized ratio (INR). A presença de FA no pós-operatório (FAPO) foi associada a pacientes de idade avançada, com escores MELD mais elevados e disfunção renal. A permanência hospitalar foi prolongada e o risco de mortalidade foi aumentado em pacientes com FAPO.

Conclusão

O aparecimento da FA no perioperatório de transplante de fígado sugere uma correlação com pacientes de escores MELD mais altos, idade avançada e possibilidade de ocorrerem instabilidades hemodinâmicas, como arritmias durante a cirurgia, podendo indicar um mau prognóstico para o paciente.

Descritores
Fibrilação Atrial; Transplante de Fígado; Período Intraoperatório; Período Pós-Operatório

Associação Brasileira de Transplante de Órgãos Avenida Paulista, 2.001 - 17° andar Conj. 1.704/1.707, Cerqueira César - CEP: 01311-300, Tel: (55) 11 98243 - 3901 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abto@abto.org.br