Estudo transversal |
Escobedo e Weismuller (2013)1616 Escobedo W, Weismuller P. Assessing health literacy in renal failure and kidney transplant patients. Prog Transplant 2013;23(1):47-54. https://doi.org/10.7182/pit2013473 https://doi.org/10.7182/pit2013473...
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Identificar o nível de alfabetização em saúde em pacientes atendidos em um centro de transplante suburbano. |
Dos 44 participantes, 18 (41%) tiveram pontuações indicando alta probabilidade de alfabetização em saúde limitada. Também foi encontrada associação entre alfabetização em saúde limitada e menor nível de escolaridade. No entanto, a avaliação do nível educacional por si só não foi preditiva de alfabetização em saúde; oito participantes (18%) tinham o ensino médio ou superior, mas pontuaram como tendo alfabetização limitada em saúde. |
Lambert et al. (2015)1717 Lambert K, Mullan J, Mansfield K, Lonergan M. A cross-sectional comparison of health literacy deficits among patients with chronic kidney disease. J Health Commun 2015;20(Suppl 2):16-23. https://doi.org/10.1080/10810730.2015.1080329 https://doi.org/10.1080/10810730.2015.10...
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Investigar os tipos e a extensão dos déficits de alfabetização em saúde em pacientes com doença renal crônica e identificar associações entre as características dos pacientes e os domínios de alfabetização em saúde. |
A alfabetização inadequada em saúde foi elevada entre os grupos com doença renal crônica – especialmente nos domínios relacionados ao atendimento às necessidades de saúde, compreensão de informações de saúde, suporte social e fatores socioeconômicos. O gênero masculino e menor escolaridade estiveram significativamente associados à alfabetização inadequada em saúde. O tipo e a extensão dos déficits de alfabetização em saúde variaram entre os grupos com doença renal crônica, e os pacientes transplantados tiveram mais déficits do que os outros grupos. |
Grubbs et al. (2009)2121 Grubbs V, Gregorich SE, Perez-Stable EJ, Hsu C-Y. Health literacy and access to kidney transplantation. Clin J Am Soc Nephrol 2009;4(1):195-200. https://doi.org/10.2215/CJN.03290708 https://doi.org/10.2215/CJN.03290708...
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Examinar a alfabetização em saúde em pacientes com doença renal em estágio terminal e a associação com o acesso à lista de espera para transplante renal. |
Alfabetização inadequada em saúde ocorreu em 32,3% dos participantes. Enquanto 75,8% foram encaminhados para avaliação de transplante. Dentre os encaminhados, 85,1% estavam em lista de espera. Os participantes com alfabetização em saúde inadequada tiveram risco 78% menor de encaminhamento para avaliação de transplante do que aqueles com instrução em saúde adequada. |
Kazley et al. (2012)2222 Kazley AS, Simpson KN, Chavin KD, Baliga P. Barriers facing patients referred for kidney transplant cause loss to follow-up. Kidney Int 2012;82(9):1018-23. https://doi.org/10.1038/ki.2012.255 https://doi.org/10.1038/ki.2012.255...
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Identificar barreiras para o transplante renal em pacientes que não fizeram a investigação necessária para ser adicionado à lista de espera nacional para transplante. |
Estas foram as principais justificativas dos pacientes para não buscarem o transplante: achavam que não passariam nos exames médicos, estavam com medo de fazer o transplante e não podiam pagar pelo remédio ou pelo procedimento. Esses impedimentos podem ter resultado de comunicação pouco clara com o provedor, informações incorretas recebidas de colegas ou outras fontes, percepções errôneas relacionadas à cirurgia de transplante ou alfabetização limitada em saúde. |
Rocha e Figueiredo (2019)2424 Rocha KT, Figueiredo AE. Letramento em saúde: avaliação de pacientes em terapia renal substitutiva. Enferm Nefrológica 2019;22(4):388-97. https://doi.org/10.4321/S2254-28842019000400005 https://doi.org/10.4321/S2254-2884201900...
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Estudar o impacto do nível de letramento em saúde de pacientes submetidos à hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal, associado aos aspectos cognitivos, adesão medicamentosa e qualidade de vida. |
Os indivíduos com letramento inadequado apresentaram menores níveis de escolaridade e renda mensal. Aqueles com letramento adequado, tiveram maior escore no domínio dos aspectos emocionais referente à qualidade de vida. |
Vilme et al. (2018)3131 Vilme H, Davenport CA, Pendergast J, Boulware LE. Trends in African Americans' attitudes and behaviors about living donor kidney transplantation. Prog Transplant 2018;28(4):354-60. https://doi.org/10.1177/1526924818800036 https://doi.org/10.1177/1526924818800036...
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Caracterizar o interesse e a busca por transplante de doador vivo entre afro-americanos com níveis variados de exposição a tratamentos de diálise ou transplante. Avaliar facilitadores ou barreiras associados ao interesse e busca por transplante de doador vivo entre essas populações. |
O interesse pelo transplante entre os três estratos do estudo foi alto (pré-diálise, 62,9%; diálise, 67,4%; e lista de espera para transplante, 74,2%). Os estratos de diálise e da lista de espera por transplante buscaram a doação em vida mais prontamente do que aqueles que não estavam em diálise. O interesse e a busca não foram associados com o conhecimento, alfabetização em saúde ou a confiança nos cuidados médicos. |
Vilme et al. (2018)3131 Vilme H, Davenport CA, Pendergast J, Boulware LE. Trends in African Americans' attitudes and behaviors about living donor kidney transplantation. Prog Transplant 2018;28(4):354-60. https://doi.org/10.1177/1526924818800036 https://doi.org/10.1177/1526924818800036...
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Investigar a prevalência e as associações de alfabetização limitada em saúde usando dados de um programa de medidas de resultados de transplantes do Reino Unido. |
A prevalência de alfabetização limitada em saúde foi maior em pacientes de diálise, seguidos daqueles na lista de espera e, por último, os transplantados. Alfabetização em saúde limitada foi independentemente associada com baixo nível socioeconômico, baixa fluência em inglês e comorbidade. |
Estudo qualitativo |
Devitt et al. (2017)2727 Devitt J, Anderson K, Cunningham J, Preece C, Snelling P, Cass A. Difficult conversations: Australian Indigenous patients' views on kidney transplantation. BMC Nephrol 2017;18(1):310. https://doi.org/10.1186/s12882-017-0726-z https://doi.org/10.1186/s12882-017-0726-...
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Explorar os pontos de vista dos pacientes indígenas com doença renal crônica sobre o transplante como uma opção de tratamento. |
Quatro conteúdos temáticos inter-relacionados foram apreendidos: um nível muito alto (90% dos entrevistados) de interesse positivo no transplante; os pacientes experimentaram uma série de dificuldades de comunicação e se sentiram desinformados sobre o transplante; o envolvimento da família na tomada de decisões foi restringido por informações inadequadas; e os pacientes precisavam negociar sensibilidades culturais e sociais em torno do transplante. |
Senghor (2019)2828 Senghor AS. Reasons for dialysis patients choosing or refusing kidney transplantation as renal replacement therapy: A qualitative study. Nephrol Ther 2019;15(7):511-16. https://doi.org/10.1016/j.nephro.2019.07.327 https://doi.org/10.1016/j.nephro.2019.07...
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Identificar os motivos da escolha ou recusa do transplante renal como terapia renal substitutiva em pacientes com Doença Renal Crônica. |
Entre os pacientes que optaram pelo transplante renal, predominou o alto nível de letramento em saúde, outros viam o transplante de rim como uma cura ou um processo normal. A capacidade dos pacientes em compreender as informações recebidas influencia na tomada de decisão pelo transplante. |
King et al. (2020)2929 King A, Lopez FY, Lissanu L, Robinson E, Almazan E, Metoyer G, et al. Renal Replacement Knowledge and Preferences for African Americans With Chronic Kidney Disease. J Ren Care 2020;46(3):151-60. https://doi.org/10.1111/jorc.12312 https://doi.org/10.1111/jorc.12312...
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Entender o conhecimento de pacientes afro-americanos sobre as opções de terapias de substituição renal e como o paciente, o provedor e os fatores do sistema contribuem para o conhecimento e as preferências. |
Quatro temas foram identificados: (1) conhecimento limitado das modalidades domiciliares e opções de doadores falecidos, (2) os pacientes com doença renal crônica deram pouca atenção à escolha das opções de terapias de substituição renal, (3) os pacientes com doença renal crônica dependiam dos médicos para as decisões de tratamento e (4) enquanto os pacientes relataram conhecimento de transplantes de doação de rim vivo, não se traduziu em receber esse tipo de transplante. |
Coorte prospectiva |
Warsame et al. (2019)1919 Warsame F, Haugen CE, Ying H, Garonzik-Wang JM, Desai NM, Hall RK, et al. Limited health literacy and adverse outcomes among kidney transplant candidates. Am J Transplant 2019;19(2):457-65. https://doi.org/10.1111/ajt.14994 https://doi.org/10.1111/ajt.14994...
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Avaliar a prevalência de alfabetização limitada em saúde entre 1.578 candidatos a transplante renal. |
Dentre os candidatos a transplante renal, 8,9% tinham conhecimentos limitados de saúde; os fatores de risco incluíram escolaridade menor que a de ensino superior, fragilidade, comorbidade e comprometimento cognitivo. Candidatos com alfabetização limitada em saúde tiveram uma probabilidade reduzida de 30% de participação da lista de espera e um risco aumentado de mais de duas vezes de mortalidade nessa lista. |
Dageforde et al. (2015)2020 Dageforde LA, Box A, Feurer ID, Cavanaugh KL. Understanding patient barriers to kidney transplant evaluation. Transplantation 2015;99(7):1463-9. https://doi.org/10.1097/TP.0000000000000543 https://doi.org/10.1097/TP.0000000000000...
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Comparar os fatores demográficos, socioeconômicos e psicológicos entre os participantes e os ausentes da visita de avaliação de transplante renal. |
Participaram 104 adultos (61% homens, 46% caucasianos, 52 ± 12 anos). A maioria dos participantes (77%) tinha alfabetização adequada em saúde. Preocupações financeiras foram as mais prevalentes. A avaliação prévia em outro centro de transplante e estar em diálise estiveram significativamente associados à ausência. A frequência foi associada a preocupações em encontrar um doador vivo e maior percepção geral de conhecimento sobre o transplante. Não foram encontradas diferenças de fatores demográficos, socioeconômicos ou de alfabetização em saúde entre os grupos. |
Taylor et al. (2019)2323 Taylor DM, Bradley JA, Bradley C, Draper H, Dudley C, Fogarty D, et al. Limited health literacy is associated with reduced access to kidney transplantation. Kidney Int 2019;95(5):1244-52. https://doi.org/10.1016/j.kint.2018.12.021 https://doi.org/10.1016/j.kint.2018.12.0...
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Investigar a relação entre alfabetização limitada em saúde e resultados clínicos, incluindo acesso ao transplante renal. |
A alfabetização em saúde limitada não foi associada à mortalidade, apresentação tardia à nefrologia, modalidade de diálise, acesso vascular para hemodiálise ou lista de transplante renal preventivo, mas foi associada à probabilidade reduzida de lista para um transplante de doador falecido, receber um transplante de doador vivo ou receber um transplante de qualquer tipo de doador. |
Ensaio clínico randomizado |
Waterman et al. (2019)2525 Waterman AD, Peipert JD, McSorley A-M, Goalby CJ, Beaumont JL, Peace L. Direct delivery of kidney transplant education to black and low-income patients receiving dialysis: a randomized controlled trial. Am J Kidney Dis. 2019;74(5):640-9. https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2019.03.430 https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2019.03.4...
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Examinar a eficácia de duas abordagens de educação para transplante renal suplementares fornecidas diretamente aos pacientes. |
Nas análises de intenção de tratar, os pacientes designados aleatoriamente para intervenções guiadas pelo educador e pelo paciente tiveram maiores ganhos de conhecimento do que os pacientes padrão de atendimento, que foram aqueles que recebiam a educação para transplante fornecida pelos centros de diálise (controle). Os pacientes com intervenções guiadas pelo educador e pelo paciente foram capazes de tomar decisões informadas sobre o início da avaliação de transplante, seguido de transplante de doador falecido e do doador vivo. |
Estudo de Intervenção, não randomizado |
Waterman et al. (2020)2626 Waterman AD, Peipert JD, Xiao H, Goalby CJ, Kawakita S, Cui Y, et al. Education strategies in dialysis centers associated with increased transplant wait-listing rates. Transplantation 2020;104(2):335-42. https://doi.org/10.1097/TP.0000000000002781 https://doi.org/10.1097/TP.0000000000002...
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Identificar as práticas de educação em transplante mais comuns e as barreiras à educação entre as unidades de diálise e examinar a associação das práticas com o aumento das taxas de lista de espera para transplante. |
Dos educadores, 52% recomendaram oralmente o transplante aos pacientes, 31% tiveram discussões no centro sobre o transplante com os pacientes, 17% distribuíram recursos educacionais impressos e 3% usaram abordagens de educação intensiva. A distribuição da educação impressa e a prática de educação intensiva associaram-se a taxas de lista de espera aumentadas. Educadores com maior conhecimento sobre transplante eram mais propensos a usar estratégia educacional intensiva, enquanto que aqueles com comunicação deficiente com centros de transplante foram menos propensos a fazê-lo. |
Estudo retrospectivo, transversal |
Jesse et al. (2019)3030 Jesse MT, Eshelman A, Christian T, Abouljoud M, Denny J, Patel A, et al. Psychiatric profile of patients currently listed for kidney transplantation: evidence of the need for more thorough pretransplant psychiatric evaluations. Transplant Proc 2019;51(10):3227-33. https://doi.org/10.1016/j.transproceed.2019.08.035 https://doi.org/10.1016/j.transproceed.2...
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Relatar a frequência de patologias psiquiátricas e cognitivas e as recomendações psiquiátricas correspondentes em uma amostra de pacientes ativamente listados para transplante renal. |
Dentre os prontuários analisados, 52,4% dos pacientes apresentaram evidências de comprometimento cognitivo e 28,9% indicaram alfabetização em saúde limitada. |
Estudo metodológico |
Peipert et al. (2019)3232 Peipert JD, Hays RD, Kawakita S, Beaumont JL, Waterman AD. Measurement characteristics of the knowledge assessment of renal transplantation. Transplantation 2019;103(3):565-72. https://doi.org/10.1097/TP.0000000000002349 https://doi.org/10.1097/TP.0000000000002...
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Descrever o desenvolvimento e o desempenho psicométrico da escala Knowledge Assessment of Renal Transplantation (KART). |
A validade do construto foi apoiada pela capacidade do teste psicométrico da KART de distinguir pacientes que passaram menos de 1 e 1 hora ou mais recebendo diferentes tipos de educação sobre transplante renal, incluindo conversas com médicos/equipe médica, ler brochuras, navegar na internet e assistir a vídeos. |