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A Literacia Financeira dos Estudantes do Ensino Superior: estudo de caso de uma Escola da UTAD

La Alfabetización Financiera de Estudiantes de Educación Superior: estudio de caso de una Escuela de la UTAD

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo avaliar a literacia financeira dos estudantes de licenciatura e de mestrado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mediante um instrumento validado1 e usado pelo Banco de Portugal para estudar a temática na população portuguesa em geral. Depois de efetuada a revisão da literatura, foi-nos possível perceber e compreender as questões essenciais da literacia financeira, e permitiu-nos aplicar o referido instrumento, depois de devidamente adaptado a uma amostra de 84 estudantes universitários. A alfabetização financeira é um desígnio institucional e social de qualquer país, porque a população usa recursos financeiros diariamente e deverá ter informação e conhecimento para tomar as melhores decisões na ótica da utilidade e da satisfação das necessidades. É verdadeiramente importante ressaltar que a população universitária deverá ter acesso rapidamente aos conhecimentos relacionados com a correta tomada de decisões, e de tudo o que está relacionado tanto com o dinheiro como com os instrumentos financeiros. Este coletivo terá a responsabilidade de fazer progredir o país, e por isso deverão ser capazes de esclarecer e orientar as suas finanças pessoais, familiares e das empresas.

Palavras-chave
Alfabetização financeira; Estudantes universitários; Poupança; Despesa; Investimento; Fontes de informação

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