Resumo
Este artigo traz resultados de uma pesquisa de mestrado e objetiva apresentar aproximações entre a Modelagem Matemática (MM) na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC) e a Educação do Campo evidenciadas durante o desenvolvimento de atividades de MM em uma turma do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola do Campo do interior do Paraná. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir do desenvolvimento de duas atividades de MM, conduzidas pelos casos 2 e 3 indicados por Barbosa (2004). Os dados foram coletados remotamente via internet por meio de observação, registrados utilizando ferramentas online e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados apontam que a MM na perspectiva da EMC possibilitou fazer conexões com a Educação do Campo, uma vez que emergiram, por meio do diálogo, discussões democráticas e reflexões críticas a respeito de questões econômicas, ambientais, culturais e sociais, despertando a autonomia durante o desenvolvimento das atividades, cujos temas envolveram situações reais articuladas ao contexto e aos conhecimentos dos alunos.
Modelagem Matemática; Educação Matemática Crítica; Educação do Campo; Escola do Campo