Abakós |
2019 |
Contribuições da Tecnoracia e da Etnomatemática para a Promoção da Educação Financeira de Estudantes Surdos |
SC/PI |
2020 |
Educação Financeira em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Análise de uma Coleção |
SC/NP |
Acta Scientiae |
2018 |
A Didactic Proposal with the Subject Financial Education for Middle School |
SC/PI |
2020 |
Construction of Mathematical and Financial Concepts based on Realistic Mathematics Education |
SC/PI |
2010 |
Contribuição de jogos didáticos à aprendizagem de Matemática Financeira |
SC/PI |
2020 |
Contribuições da Investigação Matemática no Ensino de Educação Financeira e Economia |
SC/PI |
2018 |
Educação Financeira no Ensino Médio: uma Proposta Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa |
SC/PI |
2020 |
Intervenção Extemporânea para Construção de uma História da Educação Financeira |
CaAdS/NP |
2018 |
The Gap between the Financial Mathematics Expressed in Textbooks and that Practiced in Banks |
SC/NP |
Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
2020 |
Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática? |
CaAdS/PI |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
2016 |
Características da Matemática Financeira Expressa em Livros Didáticos: conexões entre a sala de aula e outras práticas que compõem a Matemática Financeira disciplinar |
SC/PI |
2021 |
Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise de atividades didáticas relacionadas a séries periódicas uniformes sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica |
SC/PI-PC |
2020 |
Os Vieses Cognitivos e suas Implicações para Educação Financeira: o caso do “efeito Brumadinho” na construção de gráficos |
SC/PI |
2017 |
Resolução de Problemas na Matemática Financeira para Tratamento de Questões da Educação Financeira no Ensino Médio |
CaAdS/PC |
BOCEHM: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
2021 |
Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico |
SC/PI |
2018 |
Sites da internet: uma possibilidade de recurso para o ensino de educação financeira |
CaAdS/PC |
BOEM: Boletim Online de Educação Matemática |
2016 |
A Literacia financeira: cenário e perspectivas |
SC/NP |
2016 |
Discutindo sobre a educação financeira com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
CaAdS/PC |
2016 |
Educação financeira crítica: questões e considerações |
SC/PC |
2016 |
Educação financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica uma reflexão teórica à luz dos ambientes de aprendizagem de Ole Skovsmose |
CaAdS/PI |
2016 |
Educação financeira para alunos de um curso de Engenharia de Produção |
SC/NP |
2016 |
Encontros polissêmicos entre a educação financeira e a etnomatemática: um ensaio teórico |
SC/NP |
2016 |
Finanças é assunto de criança? Uma proposta de educação financeira nos anos iniciais |
CaAdS/PC |
2016 |
O ensino de Matemática Financeira e os registros de representação semiótica |
SC/NP |
2018 |
Produto educacional: potencializando a produção de significados de alunos do Ensino Fundamental por meio de tarefas de educação financeira realizadas via chat |
SC/PC |
2018 |
Promovendo a educação financeira para estudantes surdos: utilizando a perspectiva Etnomatemática em um produto educacional |
SC/PI |
2016 |
Representações temporais e o valor do dinheiro no tempo: conexões entre a Educação Financeira e o Ensino de Matemática |
SC/PI |
2016 |
Saberes Matemáticos de alunos agricultores na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma experiência com conteúdos de Matemática Financeira |
SC/PI |
2016 |
Uma experiência vivida com estudantes do ensino médio: reflexões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica |
SC/PI |
2015 |
Uma investigação na sala de aula de Matemática da EJA: Matemática Financeira, tecnologias e cidadania |
CaAdS/PC |
2016 |
Uma proposta de Educação Financeira com Jovens-Indivíduos-Consumidores (JIC’S) |
SC/PI |
2018 |
Website Portal CARO da Educação Financeira: um produto educacional para aprender com a tecnologia |
SC/PI-PC |
Boletim do LABEM |
2013 |
Modelagem Matemática com alunos do Ensino Fundamental - Trabalhando a Educação Financeira nas escolas |
SC/PI |
2015 |
Situações Financeiras e Ambientes de Aprendizagem: Perspectivas para o Ensino Médio |
CaAdS/PI |
Boletim Gepem |
2015 |
A Educação Financeira Escolar em Portugal |
SC/NP |
2015 |
A Loja da Escola Gabriel: Um Projeto de Educação Financeira |
SC/PI |
2018 |
Conversas entre o Modelo dos Campos Semânticos e a Psicologia Econômica na leitura do processo de tomada de decisão envolvendo trocas intertemporais em Ambientes de Educação Financeira Escolar |
SC/PI-PC |
2015 |
Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores |
SC/PI-PC |
2015 |
Educação Financeira na Escola: a perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico |
SC/NP |
2015 |
Educação Financeira: Tomar Decisão a Partir da Comparação de Dados de Amortização |
SC/NP |
2015 |
Formação de Professores para a Educação Financeira de Jovens e Adultos |
SC/NP |
2018 |
O chat como ambiente de produção de significados para tarefas de educação financeira |
SC/PI |
2015 |
O Uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Financeira: Metodologia para Avaliação Pautada nos Aspectos Tecnológicos e Pedagógicos |
SC/PI |
2019 |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? Explorando pré-concepções de estudantes do Ensino Médio sobre Educação Financeira |
SC/PI |
2014 |
Qual a Função Sociopolítica da Matemática na Educação Financeira? |
CaAdS/PRef |
2015 |
Um Produto Educacional em Educação Financeira Escolar |
SC/PI |
2015 |
Uma leitura sobre a produção de conhecimentos matemáticos e financeiros por alunos do Ensino Médio no processo de tomada de decisão entre comprar ou alugar um imóvel |
CaAdS/PI-PC |
Ciência & Educação |
2020 |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
SC/PI |
Dynamis; Educação Matemática em Revista |
2021 |
Conhecimentos prévios dos alunos de uma escola técnica federal e suas percepções sobre educação financeira: alguns pressupostos familiares |
texto indisponível |
2019 |
Matemática financeira e a transcrição para a linguagem midiática: análise e contribuição do uso do software calc para o ensino médio |
SC/PI |
Educação & Sociedade |
2019 |
Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item |
SC/PI |
2020 |
O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil |
CaS/NP |
Educação em Revista |
2013 |
O elemento financeiro e a Educação para o Consumo Responsável |
CaAdS/PRef |
Educação Matemática Debate |
2020 |
Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio |
SC/NP |
2020 |
Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes |
CaAdS/PI-PRef |
Educação Matemática em Revista |
2018 |
Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira |
SC/NP |
2019 |
Educação financeira e aprendizagem: uma contribuição social aos alunos da EJA |
SC/PI |
2015 |
Educação Financeira na Educação Básica: Um Bom Negócio |
SC/PI-PC |
2018 |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva Etnomatemática |
SC/PI |
2020 |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
CaAdS/PC |
2015 |
Gold Freire - GF$: Uma Experiência de Educação Financeira |
SC/PI |
2013 |
Matemática Financeira Escolar e Educação Para a Vida |
SC/PI |
2014 |
Qual Educação Financeira Queremos em Nossa Sala de Aula? |
CaAdS/PC |
Educação Matemática Pesquisa |
2017 |
A Construção de Cyberproblemas por Estudantes do 6° ano no Contexto da Educação Financeira |
SC/PI |
2019 |
Atividades de Educação Financeira a partir da perspectiva dos Ambientes de Aprendizagem de Skovsmose |
SC/PI |
2021 |
Educação financeira e educação socioemocional integradas para discutir armadilhas psicológicas em decisões financeiras |
SC/PC |
2020 |
Educação Financeira pelo mundo: Como se organizam as Estratégias Nacionais? |
SC/PC |
2019 |
Educação Financeira: entendimentos de inflação em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental |
SC/PI |
2016 |
Educação financeira: uma proposta desenvolvida no ensino fundamental |
SC/PI-PC |
2014 |
O estado da arte das pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes |
SC/NP |
2017 |
Percepções de jovens estudantes sobre a educação financeira: um estudo em Barra do Garças-MT |
SC/PI-PC |
2020 |
Promovendo a Educação Financeira de Alunos Surdos Bilíngues Fundamentada na Perspectiva Etnomatemática e na Cultura Surda |
SC/PI |
2015 |
Reflexões sobre a educação financeira e suas interfaces com a educação matemática e a educação crítica |
SC/NP |
2021 |
Uma investigação sobre as concepções de letramento financeiro de professores de Matemática em três cidades com o suporte do CHIC |
SC/PC |
2017 |
Uma investigação sobre a inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para graduandos de um curso de Administração |
SC/PI-PC |
2013 |
Uma Proposta de Curso de Serviço para a disciplina Matemática Financeira |
CaAdS/PC |
Educar em Revista |
2017 |
Os sujeitos endividados e a Educação Financeira |
CaS/PRef |
Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana |
2021 |
“Tem que comprar a marca mais cara?”: cenários para investigação em aulas de educação financeira |
CaAdS/PI-PC |
2021 |
A “nova educação financeira” de Monteiro Lobato |
SC/PI |
2019 |
A (re)formulação e resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos digitais na educação matemática financeira |
SC/PI |
2021 |
A abordagem da educação financeira na educação básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de matemática |
CaAdS/PRef |
2019 |
A educação financeira e a base nacional comum curricular |
SC/NP |
2021 |
A educação financeira escolar no 6º ano do ensino fundamental em uma escola Waldorf |
SC/PI |
2021 |
A educação financeira no Antropoceno |
CaS/PRev |
2021 |
Análise de temáticas sobre educação financeira em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental |
SC/NP |
2021 |
Aplicativo jogo bolsa de valores: uma atividade lúdica visando à inclusão da educação financeira e tomada de decisão nas aulas de matemática |
SC/PI |
2021 |
As produções financeiras em diferentes espaços socioculturais: pensando uma educação etnofinanceira |
SC/NP |
2020 |
Cenários e desafios da educação financeira com a base curricular comum nacional (BNCC): professor, livro didático e formação |
SC/PI-PC |
2018 |
Cenários sobre educação financeira escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de matemática |
CaAdS/PC |
2021 |
Curso de educação financeira escolar: produto educacional para a formação de professores |
SC/PI-PC |
2021 |
Design e desenvolvimento de um simulador financeiro para o ensino de educação financeira escolar |
SC/PI |
2021 |
Diálogos entre a educação financeira escolar e as diferentes áreas do conhecimento na BNCC do ensino fundamental |
CaAdS/PRef |
2021 |
Dumoney: um projeto de educação financeira associado ao incentivo à frequência escolar |
SC/PI-PC |
2021 |
Educação financeira e modelagem matemática nos anos iniciais: possibilidades de um diálogo a partir da literatura |
SC/NP |
2021 |
Educação financeira escolar e EJA: uma contribuição para a implementação e/ou o aprimoramento de iniciativas de negócios informais |
SC/PI |
2021 |
Educação financeira escolar: a leitura de imagens como possibilidade para o trabalho docente |
SC/PC |
2015 |
Educação financeira escolar: o desenvolvimento de um produto educacional |
SC/PC |
2021 |
Educação financeira escolar: um produto educacional para o ensino médio |
CaAdS/PC |
2021 |
Educação financeira na Educação Básica: um foco nas percepções dos estudantes |
CaAdS/NP |
2021 |
Educação financeira na escola básica: um mapeamento das pesquisas que abordam conceitos em investimentos financeiros desenvolvidas no âmbito do PROFMAT |
SC/NP |
2021 |
Educação financeira no ensino de matemática financeira: uma experiência com sala de aula invertida no curso normal a nível médio |
SC/PI-PC |
2021 |
Educação financeira no ensino fundamental: uma revisão bibliográfica e proposta de ensino |
SC/PI-PC |
2021 |
Educação financeira: aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas no contexto do ensino médio |
SC/PI |
2013 |
Educação financeira: um instrumento de consciência econômica |
SC/PI |
2021 |
Estado da arte das dissertações e teses no brasil sobre educação financeira e/ou matemática financeira no período de 2000 a 2020 |
SC/NP |
2021 |
ENEF: um estudo dos livros de educação financeira dos anos finais do Ensino Fundamental |
SC/NP |
2021 |
O que estudantes do ensino médio entendem sobre educação financeira? |
SC/PC |
2021 |
Perspectivas para a educação financeira em um livro didático de matemática no ensino médio |
SC/PI |
2021 |
Projetos e educação financeira: diálogos possíveis |
SC/PI-PC |
2021 |
Que educação financeira escolar é essa? |
CaAdS/PI-PC-PRef |
2021 |
Quem é você no jogo financeiro?: o jogo como estratégia de conscientização sobre relações de consumo e economia |
SC/PC |
2021 |
Reflexões sobre educação financeira escolar: o que é discutido em cursos de formação de professores dos anos iniciais e como ocorre na prática? |
SC/PI |
2018 |
Relações entre atividades de educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental e o manual do professor |
CaAdS/PC |
2021 |
Significados produzidos por licenciandos em matemática a respeito de algumas noções e relações da educação financeira escolar |
SC/NP |
2021 |
Temáticas de educação financeira abordadas nos livros do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos: estamos estimulando práticas reflexivas nas escolas? |
CaAdS/NP |
2021 |
Tomada de decisão na matemática financeira em cenários para investigação: uma sequência com ênfase em representações semióticas |
SC/PI |
2021 |
Vamos falar sobre finanças? Conhecendo diálogos e experiências sobre educação financeira escolar crítica no 5º ano do ensino fundamental |
SC/PC |
Ensino da Matemática em Debate |
2018 |
Educação financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica |
SC/NP |
2019 |
Educação financeira: analisando, à luz da Educação Matemática Crítica, sugestões ao professor presentes em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
CaAdS/NP |
Hipátia – Revista Brasileira de História, Educação e Matemática |
2019 |
Educação Financeira na Escola Básica Brasileira: um olhar sociológico |
CaS/NP |
Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação |
2018 |
Aspectos envolvidos na tomada de decisão de licenciandos em matemática diante de situações econômico-financeiras a partir de uma tarefa |
SC/PC |
2018 |
Educação financeira nas escolas: uma discussão feita a partir de experiências vivenciadas pelo programa de educação financeira nas escolas – ensino médio |
SC/NP |
2018 |
Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para a formação docente |
CaAdS/PC |
2018 |
Literacia financeira no programa internacional para avaliação de estudantes |
CaAdS/NP |
2018 |
Tecnologias móveis na educação financeira escolar |
SC/NP |
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
2020 |
Antecipação e encaminhamento de uma atividade de Modelagem Matemática no contexto de aulas de educação financeira |
SC/PI |
2021 |
Desvelando Diálogos Entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: uma Pesquisa Envolvendo Dissertações de Mestrados Profissionais |
SC/PI |
2021 |
Educação Financeira e o Desenvolvimento Sustentável: uma Revisão Sistemática de Literatura |
CaAdS/NP |
2019 |
Educação Financeira No Ensino Médio: uma Experiência Sob o Olhar da Matemática Crítica |
SC/PC |
2021 |
Matemática Financeira na Formação Docente Inicial |
texto indisponível |
2014 |
Sobre discursos e estratégias em educação financeira |
CaS/PRef |
Perspectivas da Educação Matemática |
2014 |
A Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Tarefas de Educação Financeira |
SC/PI-PC |
2017 |
A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio |
CaAdS/NP |
2020 |
Aspectos da Concepção de Educação Matemática Crítica em Material Didático de Matemática Financeira |
CaAdS/PC |
2019 |
Educação Financeira e Matemática Financeira - Uma Possibilidade Pela Educação Matemática |
SC/PI |
2020 |
Educação Financeira: um estudo dos livros dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) |
SC/PI |
2019 |
Formação financeira no contexto educacional: alguns apontamentos |
SC/NP |
2014 |
Portal do professor: análise das contribuições pedagógicas para o ensino de matemática financeira |
SC/PI |
2017 |
Projetos Interdisciplinares e Educação Financeira |
SC/PC |
2017 |
Registros de Representação Semiótica Mobilizados em Produções Stricto Sensu sobre Matemática Financeira no Ensino Médio: uma meta-análise |
SC/PI |
2015 |
Uma Proposta de Ensino de Matemática Financeira: opiniões dos alunos da Educação de Jovens e Adultos |
SC/PI |
Pró-Posições |
2017 |
A matemática comercial e financeira nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX |
SC/NP |
REAMEC: Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
2019 |
Educação financeira: um comparativo entre estudantes de escolas públicas e privadas |
SC/PC |
ReBECEM: Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática |
2019 |
A vertente comportamental da educação financeira |
SC/PC |
2019 |
As orientações no livro do professor contribuem para potencializar cenários de investigação na sala de aula? Uma análise do material didático do Programa Nacional de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio à luz da Educação Matemática Crítica |
SC/PI |
2019 |
Atividades sobre a tabela SAC em uma proposta de educação financeira por meio da Resolução de Problemas |
SC/PI |
2019 |
Educação financeira e as contribuições do pensamento computacional em uma proposta de atividade voltada à tomada de decisão |
SC/PI |
2019 |
Educação financeira no Ensino Médio: possibilidades |
CaAdS/PC |
2019 |
Educação financeira: contextualizando e dialogando com conceitos matemáticos no Ensino Fundamental |
CaAdS/PI-PC |
2020 |
Educação financeira: um plano para aplicação nos anos finais do Ensino Fundamental |
SC/PC |
2019 |
Formação docente online em educação financeira: uma proposta de saberes e práticas |
SC/PI-PC |
2019 |
O sistema Price e a controvérsia jurídica: discussões sobre uma educação financeira para a matemática na Educação Básica |
SC/PI-PC |
2019 |
O uso do computador na educação financeira: um relato da experiência na Educação de Jovens e Adultos |
SC/PI |
2019 |
Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira |
CaAdS/PC |
REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
2018 |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
SC/PI-PC |
REMAT: Revista Eletrônica de Matemática |
2019 |
Desenvolvimento de um MOOC para o ensino de Educação Financeira Escolar |
SC/PI |
2015 |
Planilhas eletrônicas: um recurso para aprender Matemática Financeira |
SC/PI |
2016 |
Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica |
SC/PC |
REnCIMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática |
2019 |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
SC/PI-PC |
2015 |
Desenvolvendo competências para lidar com as finanças pessoais: contribuições de um ambiente de modelagem matemática |
SC/PI |
2018 |
Educação Financeira Crítica: uma formação para formadores |
SC/NP |
2021 |
Educação Financeira Escolar na Educação Infantil: materiais do educador e da criança |
SC/PI-PC |
2021 |
Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos: um olhar em pesquisas acadêmicas desenvolvidas nas últimas duas décadas |
SC/NP |
2020 |
Educação financeira: um estudo de caso com jovens do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
CaAdS/PC |
2021 |
Formação continuada de professores de Matemática com foco em contexto online, Educação Financeira, metodologias ativas e fluência tecnológica e pedagógica: uma revisão bibliográfica |
SC/NP |
2021 |
Heranças histórico-epistemológicas da modelagem matemática financeira escolar |
SC/NP |
2021 |
Literacia estatística, probabilística e financeira: caminhos que se cruzam |
SC/PC |
2018 |
Programa de Educação Financeira nas escolas – Ensino Médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relações com a Matemática |
SC/PI |
2019 |
Um Design insubordinado no ensino de matemática financeira |
SC/PI |
REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática |
2021 |
Como livros didáticos de matemática dos anos iniciais estão abordando a educação financeira após a inclusão desta temática na BNCC? |
SC/NP |
2020 |
Educação financeira crítica: uma prática pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos |
SC/PI-PC |
2020 |
Educação financeira escolar: uma proposta para o ensino médio |
SC/PC |
2020 |
Educação matemática crítica: uma experiência com o tema educação financeira |
SC/PI |
2012 |
Estudo das percepções de alunos dos cursos tecnológicos sobre modelos financeiros usuais |
SC/NP |
2015 |
Letramento financeiro: um diagnóstico de saberes docentes |
SC/NP |
2012 |
Matemática financeira: relações entre situações reais e educação para o consumo |
CaAdS/PC |
2016 |
Metodologia de Resolução de Problemas: contribuições para o ensino de matemática financeira com alunos da Educação De Jovens E Adultos |
SC/PI |
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
2015 |
Falhas nas avaliações tradicionais em diversos níveis de escolaridade: um estudo envolvendo tópicos de matemática financeira através de níveis e subníveis de modelos mentais |
SC/NP |
Revista de Educação, Ciências e Matemática |
2016 |
A família dezmedida na prática das finanças |
SC/PI |
2021 |
Análise da educação financeira dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos |
SC/PC |
2016 |
Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira |
SC/PI |
2016 |
Currículos de educação financeira para a escola nos Estados Unidos |
SC/PI |
2018 |
Educação financeira e educação matemática crítica no ensino médio: reflexões a partir de pesquisas |
CaAdS/NP |
2021 |
Educação financeira escolar: análise de atividades de educação financeira de um livro de matemática do 4º ano do Ensino Fundamental |
SC/NP |
2016 |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
SC/PI-PC |
2016 |
Educação financeira: caminhos para a implementação em escolas privadas |
SC/NP |
2016 |
Educação financeira: o modelo de cooperação investigativa aplicado em temas de educação financeira |
SC/PC |
2016 |
O estudo de matrizes na perspectiva da educação do campo: problematizando o controle financeiro de cooperativas agrícolas |
CaAdS/PI |
2016 |
Processo de elaboração de uma investigação quantitativa sobre o conhecimento financeiro de estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas |
SC/NP |
2019 |
Simulador financeiro educacional: relação entre dinheiro e tempo |
SC/PI |
2016 |
Sobre a organização e análise de pesquisas na Educação Matemática brasileira em educação financeira (1999-2015) |
SC/NP |
2016 |
Tomada de decisão e trocas intertemporais: uma contribuição para a construção de ambientes de educação financeira escolar nas aulas de matemática |
SC/NP |
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas |
2021 |
A Matemática Crítica como caminho para a promoção da educação financeira no Ensino Médio |
SC/PI |
RIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática |
2020 |
Concepções de professores e a educação financeira nos anos finais do Ensino Fundamental |
SC/NP |
2020 |
Estudantes dos anos iniciais refletindo sobre educação financeira |
CaAdS/PC |
2013 |
Financial education in adult and youth education |
SC/NP |
2018 |
Financial mathematics of bankers’ practice |
SC/PI |
2017 |
Relating problem solving to financial education |
SC/PI |
Revista Paranaense de Educação Matemática |
2017 |
Do exercício aos cenários para investigação: a aplicação de atividades de educação financeira por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
CaAdS/PC |
2020 |
Educação financeira: uma análise das atividades propostas no livro didático de matemática do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos |
SC/NP |
2021 |
Ensinando matemática financeira com tecnologias: uma experiência utilizando laboratório rotacional em tempos de ensino remoto |
SC/PI |
2020 |
O nascimento da disciplina de matemática comercial e financeira no Brasil (1905-1970) |
SC/NP |
2017 |
Programa de educação financeira nas escolas – Ensino Médio: uma análise dos materiais propostos aos alunos na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
CaAdS/NP |
2018 |
Uma experiência com a ética e educação financeira no projeto PIBIC/CNPQ/UFJF |
SC/NP |
2017 |
Uma experiência com educação financeira de jovens-indivíduos consumidores no PRÓBIC-JR-FAPEMIG/UFJF |
CaAdS/PC |
2020 |
Uma experiência envolvendo noções de educação financeira no sétimo ano do ensino fundamental |
SC/PC |
Tangram – Revista de Educação Matemática |
2020 |
A disciplina de matemática financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil |
SC/NP |
2019 |
A matemática financeira e educação financeira: impactos na formação inicial do professor |
SC/NP |
2018 |
Análisis de actividades sobre educación financiera en libros de texto chilenos de educación primaria |
SC/NP |
2019 |
Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira |
SC/PI |
2019 |
Economia doméstica e educação financeira na escola: diferenças a partir do gênero |
CaAdS/NP |
2019 |
Educação financeira em situações de ensino e de aprendizagem: momentos de reflexão |
CaAdS/PC |
2020 |
Educação financeira na escola: falando de juventude, consumismo e projeto de vida |
CaAdS/PC |
2018 |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: um olhar para o novo ENEM no período de 2009 a 2017 |
SC/NP |
2019 |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
SC/NP |
2019 |
Educação financeira para estudantes da Educação Superior |
SC/PC |
2018 |
Educação financeira: crenças de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática |
CaAdS/NP |
2018 |
Estudo de pesquisas sobre educação financeira com a utilização de tecnologias |
SC/NP |
2021 |
Monitorias de educação financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de matemática |
SC/PI |
2019 |
O juro real no contexto da educação financeira crítica |
SC/PI |
2019 |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de educação financeira no ciclo de alfabetização |
SC/PI-PC |
2018 |
Panorama da educação financeira escolar em documentos oficiais |
SC/PC |
2018 |
Um estudo sobre etnomatemática e educação financeira no sistema prisional |
SC/NP |
2019 |
Uma proposta para o ensino de educação financeira embasada na etnomatemática: consumo consciente a partir do contexto do orçamento financeiro |
SC/PC |
Vidya |
2017 |
Ferramentas tecnológicas em livros didáticos de matemática financeira: usos, objetivos, implicações e aplicações |
SC/PI |
2019 |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
CaAdS/NP |
2007 |
Uso do Excel no ensino de matemática financeira: diagnósticos de uma investigação pautada na Engenharia Didática |
SC/PI |
Zetetiké |
2012 |
Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF |
SC/PI |
2010 |
Matemática financeira: alguns elementos históricos e contemporâneos |
SC/PI |