1. |
Atitudes em relação à matemática em estudantes de Administração |
2009 |
Psicologia Escolar e Educacional |
Verónica Lidia Peñaloza FUENTES |
UECE |
Estudantes do ENSINO SUPERIOR |
testes |
Diego de Sousa GUERRA |
UECE |
Ronaldo LIMA |
USP |
2. |
Conceito de Gênero e Educação Matemática |
2009 |
Bolema |
Maria Celeste R F de SOUZA |
UNIVALE |
(Ensaio) |
estudo teórico |
Maria da Conceição FR FONSECA |
UFMG |
3. |
Discurso e "verdade": a produção das relações entre mulheres, homens e matemática |
2009 |
Estudos Feministas |
Maria Celeste R F de SOUZA |
UNIVALE |
Trabalhadoras/es no local de TRABALHO |
observação entrevista |
Maria da Conceição FR FONSECA |
UFMG |
4. |
Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio |
2009 |
ETD – Educação Temática Digital |
Cleyton Hércules GONTIJO |
UNB |
Estudantes do ENSINO MÉDIO |
testes |
Denise de Souza FLEITH |
UNB |
5. |
Competências matemáticas implicadas em atividades de trabalho informal em situação de exclusão social: influência de variáveis culturais relacionadas ao gênero no desenvolvimento ou inibição dessas competências |
2012 |
Educação Matemática Pesquisa |
Valdir PRETTO |
UNIFRA |
Trabalhadoras/es no local de TRABALHO |
observação entrevista |
Jean-Claude RÉGNIER |
Univ. de Lyon FRANÇA |
Nadja Maria ACIOLY-REGNIER |
Univ.de Lyon FRANÇA |
6. |
Por que silenciadas e invisibilizadas? Relações de gênero nas aulas de matemática. |
2012 |
Revista Tecnologia e Sociedade |
Lindamir Salete CASAGRANDE |
UTFPR |
Estudantes do ENSINO FUNDAMENT. 2 |
observação entrevista |
Marília Gomes de CARVALHO |
UTFPR |
7. |
As mulheres na Ciência da Computação |
2013 |
Estudos Feministas |
Michelle Pinto LIMA |
IFPI |
Docentes do ENSINO SUPERIOR |
Entrevista |
8. |
Territórios da casa, matemática e relações de gênero na EJA |
2013 |
Cadernos de Pesquisa |
Maria Celeste RF de SOUZA |
UNIVALE |
Trabalhadoras/es no local de TRABALHO |
observação entrevista |
Maria da Conceição FR FONSECA |
UFMG |
9. |
Do Pre-service Elementary School Teachers Still Have Mathematics Anxiety? Some Factors and Correlates |
2014 |
Bolema |
Hakan ÇATLIOĞLU |
Dicle Univ. TURQUIA |
Estudantes do ENSINO SUPERIOR (Formação docente) |
testes |
Ramazan GÜRBÜZ |
AdiyamanUniv. TURQUIA |
Osman BIRGIN |
Usak Univ. TURQUIA |
10. |
Identité masculine et les attitudes a l’égard des mathématiques: analyse et interprétation des résultats de l’enquête des données par les traitements C.H.I.C. |
2014 |
Educação Matemática Pesquisa |
Valdir PRETTO |
UNIFRA |
Adultos em FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
testes |
Jean-Claude REGNIER |
Univ. de Lyon FRANÇA |
11. |
Relações de gênero em um currículo de matemática para os anos iniciais: quantos chaveiros ele tem? |
2014 |
Ensino em Re-Vista |
Lívia de Rezende CARDOSO |
UFSE |
Estudantes do ENSINO FUNDAMENT.1 |
observação |
Jailma dos SANTOS |
R. M.de Moita Bonita |
12. |
Relações de gênero nas aulas de Matemática: perceptíveis ou ocultas |
2014 |
Cadernos de Gênero e Tecnologia |
Lindamir Salete CASAGRANDE |
UTFPR |
Estudantes do ENSINO FUNDAMENT.2 |
observação |
Marília Gomes de CARVALHO |
UTFPR |
13. |
Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas |
2015 |
Educar em Revista |
Maria Celeste RF de SOUZA |
UNIVALE |
Trabalhadoras/es no local de TRABALHO |
observação entrevista |
Maria da Conceição FR FONSECA |
UFMG |
14. |
Masculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticos |
2016 |
Educação e Pesquisa |
Lucas Alves Lima BARBOSA |
UFLA |
Docentes do ENSINO FUNDAMENT.2 |
entrevista |
15. |
Matemática, Mulheres e Mitos: causas e consequências históricas da discriminação de gênero |
2016 |
Educação Matemática Pesquisa |
Tadeu Fernandes de CARVALHO |
PUC-Campinas |
(Ensaio) |
estudo bibliográfico |
Denise H Lombardo FERREIRA |
PUC-Campinas |
Júlio César PENEREIRO |
PUC-Campinas |
16. |
Monitoramento Metacognitivo de alunos do Ensino Fundamental |
2016 |
Psicologia Escolar e Educacional |
Helena Akemi M TANIKAWA; |
UNICAMP |
Estudantes do ENSINO FUNDAMENT. 1 e 2 |
testes |
Evely BORUCHOVITCh |
UNICAMP |
17. |
Preschool Students' Understanding of a Geometric Shape, the Square |
2016 |
Bolema |
Erdoğan HALAT |
Afyon Kocatepe TURQUIA |
Crianças da EDUCAÇÃO INFANTIL |
testes |
Ümmühan Yeşil DAĞLI |
YildizTechnical TURQUIA |
18. |
Percorrendo labirintos: trajetórias e desafios de estudantes de engenharias e licenciaturas |
2017 |
Cadernos de Pesquisa |
Lindamir S CASAGRANDE |
UTFPR |
Estudantes do ENSINO SUPERIOR (Inclui formação docente) |
entrevistas |
Ângela M F de Lima SOUZA |
UFBA |
19. |
Questões de Gênero no Currículo de Matemática: Atividades do Livro Didático |
2017 |
Educação Matemática Pesquisa |
Deise M Xavier B SOUZA |
UFMS |
Livros didáticos do ENSINO FUNDAMENT.1 |
análise documental |
Marcio Antonio da SILVA |
UFMS |
20. |
Disparities at the entrance door: gender gaps in elementary school |
2018 |
Educação e Pesquisa |
Lina MARTÍNEZ |
U.Icesi-Polis COLÔMBIA |
Estudantes do ENSINO FUNDAMENT.1 |
testes |
Natalia SERNA |
U. Wisconsin-Madison. EUA |
21. |
El Desarrollo del talento de las mujeres en Matemáticas desde la socioepistemología y la perspectiva de género: un estudio de biografias |
2018 |
Bolema |
Rosa María Farfán MÁRQUEZ |
Inst. Politécnico Nacional MÉXICO |
Estudantes do ENSINO FUNDAMENT.2 (programas de desenvolvimento de talentos) |
entrevista/ observação (Método Biográfico) |
María Guadalupe S RAMOS |
Univ. Autónoma de Tamaulipas MÉXICO |
22. |
Manifestación emocional y modelación de una función matemática |
2018 |
Bolema |
Verónica DÍAZ |
U.de Los Lagos CHILE |
Estudantes do ENSINO MÉDIO |
testes |
Hector BELMAR |
U.Tecnológica CHILE |
Álvaro POBLETE |
U.de Los Lagos CHILE |
23. |
Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas |
2018 |
Educação e Pesquisa |
Isabel M. B. FERNANDES |
Inst. Polit. Bragança PORTUGAL |
Estudantes de: ENSINO SUPEROR e MESTRADO em Ed.Infantil e Ens. Fund.1 |
Questioná-rio (Análise de Conteúdo) |
Sofia CARDIM |
Inst. Polit. de Bragança PORTUGAL |
24. |
A Matemática Como Discurso: uma análise da relação mulher matemática na obra O Homem Que Calculava, de Malba Tahan |
2019 |
Bolema |
Luiza G Razêra SOUZA |
IFPR |
Obra literária para público juvenil |
análise documental |
Moisés Alves de OLIVEIRA |
UEL |
25. |
Protagonismo feminino na Matemática: criação e evolução do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia |
2019 |
Bolema |
Márcia Barbosa de MENEZES |
UFBA |
Docentes do ENSINO SUPERIOR |
entrevista e análise documental |