Thompson; Wylie; Hanna (2016) |
246 estudantes universitários do primeiro e segundo ano de Psicologia (80% <18 anos). |
Educacional |
Quase- experimental. Pré-teste, Pós-teste e follow-up (após 2 semanas). |
A condição de G3 foi a que se mostrou mais efetiva, mas apenas para os alunos que estavam no primeiro ano da faculdade. |
Mohdi-Ali et al. (2019) |
300 estudantes universitários cursando Engenharia. |
Educacional |
Quase- experimental. Pré-teste e pós-teste. |
Diferença significativa na média de AM do pós-teste entre o grupo CAT e os outros dois grupos. |
Lague; Eakin; Dykeman (2019) |
Três estudantes entre 15 e 16 anos. |
Cognitivo-comportamental |
Caso único com linha de base múltipla. Pré-teste e pós-teste. |
Todos os participantes apresentaram diminuição do nível de ansiedade. A redução da AM persistiu no follow-up. |
Samuel; Buttet; Warner (2022) |
40 participantes com idade média de 17 anos. |
Cognitivo- comportamental |
Quase experimental. Pré-teste e pós-teste. |
AM diminuiu significativamente dentro do grupo de intervenção no pós-teste, mas a diferença não foi significativa comparada com o grupo controle. |
Passolunghi; De Vita; Pellizzoni (2020) |
224 participantes, aleatoriamente distribuídos entre grupos experimentais. |
Ensino de matemática e cognitivo-comportamental |
Experimental. Pré-teste e pós-teste. |
G1 e G2 apresentaram diminuição significativa da AM. Diferença entre grupos experimentais não foi significativa. |
Pizzie et al. (2020) |
84 participantes, entre jovens adultos e adolescentes. Idade média: 17,5 anos. |
Cognitivo- comportamental |
Experimental. Pré-teste e pós-teste. |
Indivíduos com elevada AM apresentaram um aumento na acurácia e decréscimo no afeto negativo durante a condição de reavaliação. |
Johnson; Clohessy; Chakravarthy (2021) |
Um participante com dificuldade de aprendizagem e alto nível de AM cursando a 5ª série. |
Cognitivo- comportamental |
Caso único. |
Indica que essa estrutura de intervenção abarca as necessidades de um estudante com dificuldade matemática, a depender da compreensão e aplicação do professor. |
Asanjarani; Zarebahrama-badi (2021) |
30 crianças do sexo masculino com alto nível de AM e baixo autoconceito em matemática. Idade média: 11,2 anos. |
Cognitivo- comportamental |
Experimental. Pré-teste e pós-teste. |
Redução significativa da AM e aumento do autoconceito em matemática quando comparados grupo experimental e controle. |
Ganley et al. (2021) |
300 participantes universitários, sendo 240 mulheres. Idade média: 19,8 anos. |
Cognitivo- comportamental |
Experimental. Pré-teste e pós. |
Não se observou redução da AM com a intervenção. |
Guimarães; Haase; Neufeld (2021) |
Uma criança (sexo feminino) de 11 anos com AM. |
Cognitivo- comportamental |
Caso único. Pré-teste, pós-teste e follow-up (seis meses). |
Sintomas de AM diminuíram significativamente somente em duas subescalas (desempenho e ansiedade). |
Kamour; Altakhayneh (2021)KAMOUR, M.; ALTAKHAYNEH, B. H. Impact of a counseling program based on social emotional learning toward reducing math anxiety in middle school students: Impact of a counseling program. International Journal of Curriculum and Instruction, Izmir, v. 13, n. 3, p. 2026-2038, 2021.
|
207 alunos do 7º ou 8º ano (100 grupo experimental, 107 grupo controle) |
Cognitivo-comportamental |
Quase- experimental. Pré-teste e pós-teste. |
Redução da AM foi significativa para o grupo experimental comparado ao escore no pós-teste do grupo controle. |
Ng et al. (2022) |
77 participantes que permaneceram até o final da intervenção. Idade média: 7,7 anos. |
Ensino de matemática |
Quase experimental. Pré-teste e pós-teste. |
Alunos do grupo de alta intensidade apresentaram redução do nível de AM. |
Samuel; Warner (2019)SAMUEL, T. S.; WARNER, J. "I can math!": Reducing math anxiety and increasing math self-efficacy using a mindfulness and growth mindset-based intervention in first-year students. Community College Journal of Research and Practice, Londres, v. 45, n. 3, p. 205-222, 2019.
|
157 participantes. Idade média: 18,7 anos. |
Cognitivo- comportamental |
Quase- experimental. Pré-teste e pós-teste. |
Redução significativa na AM para o grupo experimental no pós-teste entre as mulheres. |