A Aprendizagem de Matemática por Alunos Adolescentes na Modalidade Educação de Jovens e Adultos: analisando as dificuldades na resolução de problemas de estrutura aditiva |
Investigar os conhecimentos adquiridos por um grupo de alunos adolescentes, que frequentam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual na cidade de Recife/PE, buscando identificar as dificuldades que, de alguma forma, os impediam de avançar em seus estudos, e que dificultam o seu ingresso no mercado de trabalho. |
Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano |
Discutir, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, o modo como é proposto o estudo da área de figuras geométricas planas no currículo de Matemática do Programa Projovem Urbano e a relação entre esse estudo e os princípios que regem o referido Programa. |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
Apresentar e discutir pesquisas desenvolvidas pelo Geração, nosúltimos cinco anos, refletindo sobre o que se aprendeu referente a como se desenvolve o raciocínio combinatório e sobre quais práticas de ensino podem auxiliar esse desenvolvimento por parte de estudantes da Educação Básica. |
Interdisciplinaridade no PROEJA: uma proposta possível no caderno temático Saúde e Números |
Investigar as possibilidades da construção de atividades experimentais e interdisciplinares para o curso de Agente Comunitário de Saúde, a fim de proporcionar ao estudante uma formação integral. |
A Intervenção do Professor em um Ambiente de Modelagem Matemática e a Regulação da Produção Discursiva dos Alunos |
Compreender como o discurso do professor pode regular as produções discursivas dos alunos em um ambiente de Modelagem Matemática. |
Jovens e Adultos Construindo e Interpretando Gráficos |
Investigar o desempenho de estudantes da EJA, em diferentes níveis de escolarização, resolvendo atividades de construção e interpretação de gráficos. |
O Letramento Presente na Construção de Tabelas por Alunos da Educação de Jovens e Adultos |
Analisar e compreender o ensino e a aprendizagem da Estatística nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência importante o letramento em geral e o estatístico. |
Pesquisas e Documentos Curriculares no Âmbito da Educação Matemática de Jovens e Adultos |
Apresentar resultados de três estudos desenvolvidos no âmbito de um projeto que analisou pesquisas e documentos curricularesna área de Educação Matemática, referentes à EJA. |
Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário |
Ensinar e desenvolver atividades matemáticas de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas na implementação de Empreendimentos em Economia Solidária. |
Práticas Laborais nas Salas de Aula de Matemática da EJA: perspectivas e tensões nas concepções de aprendizagem |
Contemplar intrincados jogos de intencionalidades e tensionamentos que se forjam nas – e que forjam as – práticas de numeramento na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA); em particular, focalizamos jogos que mobilizam práticaslaborais de estudantes adultos da Educação Básica, posicionados ora como trabalhadores que estudam, ora como estudantes que trabalham. |
Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala |
Discutir as possibilidades de articulação entre os saberes matemáticos construídos nas práticas sociais e os saberes matemáticos escolares no contexto da Educação de Jovens e Adultos. |
Saúde e Números: uma parceria de sucesso |
Investigar as possibilidades da construção de um material didático para Ensino de Matemática para um curso de Agente Comunitário de Saúde na modalidade EJA. |