Primeiro Momento
|
A professora introduziu o conteúdo de equação do primeiro grau por meio da alusão à balança de dois pratos (balança de feira livre), seguindo o exemplo (x+3=50) registrado no livro didático. |
A professora iniciou o tema equação com a leitura do capítulo 10 intitulado “Comunicando ideias por símbolos”. Escreveu na lousa o exemplo do livro (a+3ª) e disse: “Quando digo assim, eu sei qual o valor de a”? “Eu chamo este a de variável, é número natural qualquer e aí eu pego o valor de a, multiplicado por três e terei o resultado. E isso é equação”?
|
O professor iniciou a aula indagando os estudantes sobre o que é uma equação? Trabalhou a língua materna (por exemplo: o dobro de um número) para a linguagem algébrica (2x) e fez uso de fórmulas para expressar sentenças matemáticas. Em seguida, definiu o que é uma equação polinomial do primeiro grau. |
Segundo Momento
|
Ocorreu na terceira aula, quando a professora enunciou o seguinte: conjunto universo e conjunto solução de uma equação. |
Aconteceu, quando a professora explorou o capítulo do livro “Letras para descobrir números desconhecidos”. |
Esse segundo momento foi vivenciado a partir da enunciacao do conjunto universo e conjunto solucao de uma equação. Assim, ocorreu a exploracao dos quatros tipos tarefas e suas técnicas. |
Terceiro Momento
|
Adicionando ou subtraindo valores iguais, se manterá o equilíbrio (propriedades gerais da igualdade e propriedades das operações inversas). |
Se por meio das seguintes tecnologias: princípio de equilíbrio entre equações; princípios gerais de igualdade. Princípio de equilíbrio entre equações; princípios gerais da igualdade; propriedade distributiva da multiplicação; propriedades gerais da igualdade. |
A constituição desse momento se deu por meio das seguintes tecnologias: propriedades gerais da igualdade, propriedade distributiva da multiplicação e propriedades das operações inversas. |
Quarto Momento
|
Foi instituído na sexta, sétima e oitava aulas, quando foi proposta aos estudantes a resolução dos exercícios em classe e indicadas atividades a serem feitas em casa. |
Foi estabelecido na sétima, oitava, nona, décima, décima primeira e décima segunda aula, quando P2 propôs exercícios referentes às equações para os alunos resolverem. |
Foi posto na sexta, sétima, oitava, nona, décima, décima primeira e décima segunda aula quando foi proposto que os alunos resolvessem os exercícios referentes às equações. |
Quinto Momento
|
A institucionalização foi concretizada na constituição das técnicas “transpor termos e coeficientes ou neutralizar termos ou coeficientes”. |
As técnicas foram trabalhadas de forma simultânea quando, a partir do exemplo, a professora procurou fazer a institucionalização das técnicas (transpor termos e coeficientes ou neutralizar termos ou coeficientes [metáfora da balança] e desenvolver ou reduzir expressões). |
As técnicas foram trabalhadas de forma simultânea: o exemplo do professor fez a institucionalização das técnicas (transpor termos e coeficientes e/ou desenvolver ou reduzir expressões, eliminar denominadores). |
Sexto Momento
|
Esse momento não ocorreu de forma pontual, mas associado a outros momentos didáticos. Ao final das 12 aulas, foi realizada uma avaliação escrita com base no conteúdo estudado. |
Esse momento não ocorreu de forma pontual, mas associado a outros momentos didáticos. Ao final das 12 aulas, foi realizada uma avaliação escrita com base no conteúdo estudado. |
Esse momento não ocorreu de forma pontual, mas associado a outros momentos didáticos. Ao final das 13 aulas, foi realizada uma avaliação escrita com base no conteúdo estudado. |