Os professores e suas relações com o trabalho |
Programas pré-estruturados ( BARBOSA, 2001BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro , v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001. ) |
MM |
Pontos nevrálgicos das dificuldades docentes ( ROSSINI, 2007ROSSINI, R. Evolução das organizações matemáticas e didáticas construídas em torno do conceito de função em uma formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 205-247, 2007. ) |
SD |
Falta de tempo; dificuldade em trabalhar em grupo; professores substitutos ( LEITE, 2008LEITE, M. B. F. Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 115-135, 2008. ) |
MM |
Carga horária semanal; maior parte do tempo é destinado à docência (TENÓRIO et al. , 2016) |
TIC |
Resiste em adotar uma postura de “orientador” ( MIRANDA; LAUDARES, 2007MIRANDA, D. F.; LAUDARES, J. B. Informatização no ensino da matemática: investindo no ambiente de aprendizagem. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 27, p. 71-87, 2007. ) |
TIC |
Lidar com recursos tecnológicos e a reconstruir a própria prática docente ( COSTA; PRADO, 2015COSTA, N. M. L.; PRADO M. E. B. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 2015. ) |
TIC |
Dificuldade com o planejamento e o tempo gasto com a aplicação da Modelagem em sala de aula. (CEOLIM; CALDEIRA, 2015) |
MM |
É preciso reconstruir na prática muitos momentos teorizados; a concepção prejudica o desenvolvimento de qualquer prática ( KLUBER, 2013KLUBER, T. Aspectos relativos à noção de prática(s) de modelagem matemática na educação matemática. Revista Eletrônica de matemática. Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 92-103, 2013. ) |
MM |
Não há relação direta entre o que os professores aprendem e a sua efetiva integração na prática; requer maior tempo para preparação das aulas (COAN et al , 2013) |
TIC |
As práticas dos professores estão relacionadas com sua concepção de Matemática ( SILVA; COSTA, 2013SILVA, A. V.; COSTA L. F. M. A resolução de problemas como metodologia de ensino da matemática: o caso dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “São José Operário”. Revista Eletrônica de matemática – Florianópolis, v. 8, Ed. Especial (dez), p. 134-152, 2013. ) |
RP |
Surgimento de situações inesperadas ( ROMANATTO, 2012ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n.1, p. 299-311, 2012. ) |
RP |
O fator tempo como elemento limitador; planejamento sem flexibilidade ( SANTOS; PEREIRA, 2010SANTOS, A. R.; PEREIRA, M. I. L. Resolução de problemas: um estudo de caso na formação continuada de professores. JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 3, n. 1, p. 1-24, 2010. ) |
RP |
Saber relacionar os fatos históricos com os respectivos conteúdos ( BRITO; BAYER, 2007BRITO, S. L. M.; BAYER, A. O uso da história no ensino de matemática e a opinião dos professores de matemática do Ensino Médio da 2ª CRE quanto ao uso desse recurso. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 9, n. 1, p. 41-62, 2007. ) |
HM |
Os professores e suas relações com a escola |
Reação dos outros autores da escola; os professores citam o contexto escolar como justificativa para não alterarem as suas práticas ( BARBOSA, 2001BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro , v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001. ) |
MM |
Sala de aula com grande quantidade de alunos; número insuficiente de equipamentos; falta de softwares matemáticos; inadequada estrutura da sala de informática ( CARNEIRO; PASSOS, 2010CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. As concepções de professores de matemática em início de carreira sobre as contribuições da formação inicial para a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 775-800, 2010. ) |
TIC |
Falta de comprometimento dos alunos; falta de infroestrutura da escola ( LEITE, 2008LEITE, M. B. F. Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 115-135, 2008. ) |
MM |
Falta de estímulo por parte da escola e de alunos; turmas de 31 a 40 alunos; não funcionamento por problemas operacionais; falta de manutenção; falta de pessoal de apoio. (TENÓRIO et al. , 2016) |
TIC |
Número de material insuficiente; necessidade de dividir a turma sem ter como estar nos dois lugares ao mesmo tempo; não tem como controlar o acesso à internet; não consegue gerenciar todos os alunos ao mesmo tempo; falta de alguém para auxiliar ( CARNEIRO; PASSOS, 2009CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização das tecnologias da informação e comunicação. Zetetiké, Campinas, v. 17, n. 32, p. 101-134, 2009. ) |
TIC |
|
Estrutura precária das escolas; número de alunos por sala; dificuldade com o material didático ( COSTA; PRADO, 2015COSTA, N. M. L.; PRADO M. E. B. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 2015. ) |
MM |
Resistência de outros professores da escola com críticas negativas ( KLUBER, 2013KLUBER, T. Aspectos relativos à noção de prática(s) de modelagem matemática na educação matemática. Revista Eletrônica de matemática. Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 92-103, 2013. ) |
MM |
Não tem o hábito de dividir experiências ou realizar trabalhos colaborativos; falta uma adequada estrutura física da instituição (COAN et al , 2013) |
TIC |
As instituições onde trabalham não oferecerem condições e oportunidade aos docentes ( BRITO; BAYER, 2007BRITO, S. L. M.; BAYER, A. O uso da história no ensino de matemática e a opinião dos professores de matemática do Ensino Médio da 2ª CRE quanto ao uso desse recurso. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 9, n. 1, p. 41-62, 2007. ) |
HM |
Os professores e a sua relação com o currículo |
Difícil contextualizar todos os conteúdos da Matemática; dificuldade em trabalhar com a interdisciplinaridade; dificuldade em relacionar os conteúdos com a vida diária dos alunos ( PEIXOTO FILHO; MARTINS, 2009PEIXOTO FILHO, J. P.; MARTINS, T. A. A etnomatemática e o multiculturalismo no ensino da matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 393-409, 2009. ) |
ETNO |
Dificuldade em planejar as atividades e relacioná-las com os conteúdos ( LEITE, 2008LEITE, M. B. F. Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 115-135, 2008. ) |
MM |
|
Desafio de integrar tecnologia ao currículo ( COSTA; PRADO, 2015COSTA, N. M. L.; PRADO M. E. B. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 2015. ) |
TIC |
|
O sistema exige que seja cumprida a Matriz Curricular ( COSTA; PRADO, 2015COSTA, N. M. L.; PRADO M. E. B. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 2015. ) |
MM |
Ter que sair do planejamento (COAN; MORETTI, 2013) |
TIC |
Dar conta de cumprir o programa e trabalhar todos os conteúdos listados ( SANTOS; PEREIRA, 2010SANTOS, A. R.; PEREIRA, M. I. L. Resolução de problemas: um estudo de caso na formação continuada de professores. JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 3, n. 1, p. 1-24, 2010. ) |
RP |
Preocupação dos professores em relação ao currículo ( BRITO; BAYER, 2007BRITO, S. L. M.; BAYER, A. O uso da história no ensino de matemática e a opinião dos professores de matemática do Ensino Médio da 2ª CRE quanto ao uso desse recurso. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 9, n. 1, p. 41-62, 2007. ) |
HM |
Alunos e suas relações com as tendências metodológicas |
Obstáculos em relação aos próprios alunos ( BARBOSA, 2001BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro , v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001. ) |
MM |
Os alunos falam sobre problemas da vida deles ( PEIXOTO FILHO; MARTINS, 2009PEIXOTO FILHO, J. P.; MARTINS, T. A. A etnomatemática e o multiculturalismo no ensino da matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 393-409, 2009. ) |
ETNO |
Falta de comprometimento dos alunos em cumprir as atividades extraclasse ( LEITE, 2008LEITE, M. B. F. Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 115-135, 2008. ) |
MM |
Acessam sites de relacionamento, bate-papo e jogos ( CARNEIRO; PASSOS, 2009CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização das tecnologias da informação e comunicação. Zetetiké, Campinas, v. 17, n. 32, p. 101-134, 2009. ) |
TIC |
Práticas tradicionais incorporadas nos estudantes ( COSTA; PRADO, 2015COSTA, N. M. L.; PRADO M. E. B. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 2015. ) |
MM |
Os alunos não gostam de ler; dificuldade em interpretar os problemas; falta de base para resolver problemas ( SILVA; COSTA, 2013SILVA, A. V.; COSTA L. F. M. A resolução de problemas como metodologia de ensino da matemática: o caso dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “São José Operário”. Revista Eletrônica de matemática – Florianópolis, v. 8, Ed. Especial (dez), p. 134-152, 2013. ) |
RP |
Professor e sua relação com o saber |
Reivindicam tempo para ganhar familiaridade com o método; necessidade de desenvolver conhecimentos diversos daqueles que vinham utilizando; verbalizam seu próprio despreparo ( BARBOSA, 2001BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro , v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001. ) |
MM |
Necessidade de ensinar o docente ou dar condições para que saiba proceder nessas aulas ( CARNEIRO; PASSOS, 2010CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. As concepções de professores de matemática em início de carreira sobre as contribuições da formação inicial para a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 775-800, 2010. ) |
TIC |
“Eu tenho dificuldade porque eu não consigo falar para o aluno”; sentiram-se inseguros; falta de clareza a respeito de noções (conceitos) afeta o seu saber; dificuldade para escrever uma tarefa ( ROSSINI, 2007ROSSINI, R. Evolução das organizações matemáticas e didáticas construídas em torno do conceito de função em uma formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 205-247, 2007. ) |
SD |
“Eu não sabia nem o que era metodologia”; “minha formação foi muito falha”; “não aprendi nada na faculdade”; “foi quase um diploma comprado” ( PEIXOTO FILHO; MARTINS, 2009PEIXOTO FILHO, J. P.; MARTINS, T. A. A etnomatemática e o multiculturalismo no ensino da matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 393-409, 2009. ) |
ETNO |
Professor buscar conhecimento sobre o uso de tecnologias por conta própria; falta de capacitação regular; formação inadequada (TENÓRIO et al. , 2016) |
TIC |
|
Ter que aprender a lidar com recursos tecnológicos e reconstruir a própria prática ( COSTA; PRADO, 2015COSTA, N. M. L.; PRADO M. E. B. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 2015. ) |
TIC |
O que foi estudado na graduação foi insuficiente para desenvolver Modelagem Matemática em sala de aula ( COSTA; PRADO, 2015COSTA, N. M. L.; PRADO M. E. B. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 2015. ) |
MM |
Conhecimento que se limita às leituras e uma prática enquanto estudante da licenciatura ( KLUBER, 2013KLUBER, T. Aspectos relativos à noção de prática(s) de modelagem matemática na educação matemática. Revista Eletrônica de matemática. Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 92-103, 2013. ) |
MM |
Desafios ao se deparar com os adolescentes e as crianças da “geração digital”; muitos professores se sentem perdidos; falta de conhecimento sobre o funcionamento de alguns recursos (COAN et a l, 2013) |
TIC |
Refletir junto à especialista e discutir caminhos para superar dificuldades ( ROMANATTO, 2012ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n.1, p. 299-311, 2012. ) |
RP |
A instituição superior não tem demonstrado empenho em introduzir a História da Matemática ( BRITO; BAYER, 2007BRITO, S. L. M.; BAYER, A. O uso da história no ensino de matemática e a opinião dos professores de matemática do Ensino Médio da 2ª CRE quanto ao uso desse recurso. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 9, n. 1, p. 41-62, 2007. ) |
HM |