Artes visuais
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Arte visual como meio de contextualização, manipulação e identificação de conceitos em geometrias
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Teorias tradicionais e teorias críticas |
Apresenta referencial crítico, mas não como fundamentação metodológica para a proposição didática |
Promove a crítica no âmbito do ensino |
Albuquerque (2017)ALBUQUERQUE, E. S. C. Geometria e arte: uma proposta metodológica para o ensino de geometria no sexto ano. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Disponível em: https://goo.gl/UVhzDw. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/UVhzDw...
; Antoniazzi (2005)ANTONIAZZI, H. M. Matemática e arte: uma associação possível. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: https://goo.gl/Z9j8nw. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/Z9j8nw...
; Barros (2017)BARROS, P. B. Z. A arte na matemática: contribuições para o ensino de geometria. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017. Disponível em: https://goo.gl/6faJ8g. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/6faJ8g...
; Branco (2015)BRANCO, A. C. A má temática da dislexia: aspectos da utilização da arte e da tecnologia na aprendizagem da matemática por alunos portadores de dislexia. 2015. 242 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: https://goo.gl/bRrvXX. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/bRrvXX...
; Chaves (2008)CHAVES, M. N. J. A. “Sentimento de semelhança”: poéticas visuais de interconexões em arte e matemática. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em: https://goo.gl/MbDEdt. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/MbDEdt...
; Costa (2004)COSTA, C. O. A. A perspectiva no olhar: ciência e arte do renascimento. 2004. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2MFz0UD. Acesso em: 02 jul. 2020. https://bit.ly/2MFz0UD...
; Ferreira (2015)FERREIRA, R. J. Matemática e arte, um diálogo possível: trabalhando atividades interdisciplinares no 9° ano do ensino fundamental. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: https://goo.gl/tm3JiP. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/tm3JiP...
; Iavorski (2014)IAVORSKI, C. Anamorfose: uma arte no ensino de matemática e sua aplicação em atividades interdisciplinares. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://goo.gl/waWj1B. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/waWj1B...
; Maltez (2015)MALTEZ, L. S. C. Geometria projetiva: Matemática e Arte. 2015. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://goo.gl/PdXJPn. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/PdXJPn...
; Modesto (2015)MODESTO, C. F. Matemática e arte: explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: https://goo.gl/rSE1Va. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/rSE1Va...
; Nascimento (2017)NASCIMENTO, A. T. Aproximações entre artes visuais e matemática: possibilidades de produção do livro ilustrado a partir das formas geométricas. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://goo.gl/4oebZL. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/4oebZL...
; Santos (2006)SANTOS, M. R. Pavimentações do plano: um estudo com professores de matemática e arte. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. Disponível em: https://goo.gl/kCjT8v. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/kCjT8v...
; Segura (2013)SEGURA, C. S. C. Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica: uma proposta para o ensino interdisciplinar da matemática. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. Disponível em: https://goo.gl/anxqzT. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/anxqzT...
; Semmer (2013)SEMMER, S. Ensino de geometrias não-euclidianas usando arte e matemática. 2013. 268 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013. Disponível em: https://goo.gl/F5cuAY. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/F5cuAY...
; Silva (2013)SILVA, A. P. Matemática na arte: análise de uma proposta de ensino envolvendo a pintura renascentista e a Geometria em uma classe do 9° ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG). 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2Bwabcr. Acesso em: 04 nov. 2020. https://bit.ly/2Bwabcr...
e Zaleski Filho (2009ZALESKI FILHO, D. Arte e matemática em Mondrian. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte, e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009. Disponível em: https://goo.gl/dMtfu1. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/dMtfu1...
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Arte visual e matemática como linguagens de expressão, percepção e compreensão da realidade
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Promove a crítica no âmbito do ensino e possibilita a crítica no âmbito da prática social |
Alves (2007)ALVES, M. L. Muito além do olhar: um enlace da matemática com a arte. 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://goo.gl/sFyknb. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/sFyknb...
e Gressler (2008)GRESSLER, M. D. Construindo uma Percepção Complexa da Realidade a partir do Estudo dos Fractais. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://goo.gl/SB1uRt. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/SB1uRt...
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Arte visual como elemento de valorização da cultura popular e/ou tradicional indígena na intersecção com o conhecimento matemático escolar
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Teorias críticas |
Assume bases teóricas críticas |
Amador (2015)AMADOR, A. P. A geometria das pinturas corporais e o ensino de geometria: um estudo da Escola Indígena Warara-awa Assuriní, Tucuruí, PA. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Científica) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://goo.gl/D1wQ7Q. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/D1wQ7Q...
e Madruga (2012)MADRUGA, Z. E. F. A criação de alegorias de carnaval: das relações entre modelagem matemática, etnomatemática e cognição. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://goo.gl/MUzZBb. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/MUzZBb...
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Arte visual e matemática como elementos constitutivos de diferentes e novas visualidades
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Teorias pós-estruturalistas |
Assume bases teóricas pós-estruturalistas |
Francisco (2017)FRANCISCO, B. M. Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições. 2017. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://goo.gl/nfNQnW. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/nfNQnW...
; Moraes (2014)MORAES, J. C. P. Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças. 2014. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://goo.gl/EsZ7if. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/EsZ7if...
; Schuck (2015)SCHUCK, C. A. Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático. 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://goo.gl/s6wXpu. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/s6wXpu...
; Wagner (2012)WAGNER, D. R. Arte, técnica do olhar e Educação Matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://goo.gl/68KL5w. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/68KL5w...
e Wagner (2017)WAGNER, D. R. Visualidades movimentadas em oficinas-dispositivo pedagógico: um encontro entre imagens da arte e professores que ensinam matemática. 2017. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://goo.gl/kYxRRn. Acesso: em 04 nov. 2020. https://goo.gl/kYxRRn...
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Música
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Música e matemática inter-relacionadas por meio de analogias e de modelos matemáticos. |
Teorias tradicionais e Teorias críticas |
Apresenta referencial crítico, mas não como fundamentação metodológica para a proposição didática |
Promove a crítica no âmbito do ensino |
Almeida (2014)ALMEIDA, M. S. M. A Matemática de Alguns Experimentos Sonoros. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. 84 f. Disponível em: https://goo.gl/9oM5LV. Acesso em: 02 jul. 2020. https://goo.gl/9oM5LV...
; Barnabé (2011BARNABÉ, F. M. A melodia das razões e proporções: a música sob o olhar interdisciplinar do professor de matemática. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://goo.gl/jjV1ce. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/jjV1ce...
); Camargos (2010)CAMARGOS, C. B. R. Música e matemática: a harmonia dos números revelada em uma estratégia de modelagem. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010. Disponível em: https://goo.gl/8gS5sH. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/8gS5sH...
; Campos (2014)CAMPOS, G. P. S. A teoria dos conjuntos e a música de Villa-Lobos: uma abordagem didática. 2014. 94 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://goo.gl/BRjPUJ. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/BRjPUJ...
; Depizoli (2015)DEPIZOLI, C. A. Matemática e música e o ensino de funções trigonométricas. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://goo.gl/6TyAbB. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/6TyAbB...
; Grams (2014)GRAMS, A. L. B. Modelagem matemática no ensino médio: percepção matemática por meio da música. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://goo.gl/TVTKXR. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/TVTKXR...
; Misura (2016)MISURA, C. Um olhar sobre os modelos matemáticos da música. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2I3qMVI. Acesso em: 04 jul. 2020. https://bit.ly/2I3qMVI...
; Prado (2010)PRADO, L. A. G. Matemática, física e música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica para um ensino interdisciplinar. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://goo.gl/f9NUFT. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/f9NUFT...
e Souza (2012)SOUZA, L. G. S. Uma abordagem didático-pedagógica da racionalidade matemática na criação musical. 2012. 298 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://goo.gl/cZCEpb. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/cZCEpb...
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Teatro |
Teatro e matemática em jogos teatrais
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Grützmann (2009GRÜTZMANN, T. P. A formação dos professores de matemática por meio dos jogos teatrais. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3oNwhLg. Acesso em: 04 nov. 2020. https://bit.ly/3oNwhLg...
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Teatro e matemática na representação de papeis
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Promove a crítica no âmbito do ensino e possibilita a crítica no âmbito da prática social. |
Poligicchio (2011)POLIGICCHIO, A. G. Teatro: materialização da narrativa matemática. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Faculdade de Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://goo.gl/i89a8Z. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/i89a8Z...
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Teatro e matemática na criação de Performances Matemáticas Digitais
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Lacerda (2015)LACERDA, H. D. G. Educação matemática encena. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015. Disponível em: https://goo.gl/6nkePc. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/6nkePc...
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Múltiplas linguagens
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Artes, matemática, tecnologia e mídias na construção de Performances Matemáticas Digitais
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Gregorutti (2016)GREGORUTTI, G. S. Performance matemática digital e imagem pública da matemática: viagem poética na formação inicial de professores. 2016. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2016. Disponível em: https://goo.gl/zuBg1N. Acesso em: 04 nov. 2020. https://goo.gl/zuBg1N...
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