Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1° Ciclo de Ensino Básico1 1 Em Portugal, o Ensino Básico é composto por três Ciclos. O 1° Ciclo compreende os 1°, 2°, 3° e 4° anos; o 2° Cilco compreende os 5° e 6° anos e o 3° Ciclo compreende os 7°, 8° e 9° anos de escolarização. , uma do 1° ano e outra do 3° ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos.
Palavras-chave:
Raciocínio Matemático; Ações do professor; Processos de Raciocínio; 1° Ciclo do Ensino Básico