Resumo
Neste artigo apresentamos um ensaio teórico no contexto do recém-nascido projeto de pesquisa Uso Humanizado de Tecnologias Digitais na Educação Matemática: escuta, autoria e colaboração, o qual apelidamos de Matemática Digital Humanizada (MaDHu). Seu objetivo é apresentar as compreensões sobre escuta, autoria e colaboração que encontramos na literatura, identificar quais delas estão alinhadas ao Projeto MaDHu, e articulá-las teoricamente. Para isso, realizamos uma busca por trabalhos que abordassem cada um destes aspectos no contexto do uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática, e os apresentamos em uma revisão de literatura. Seguindo uma abordagem qualitativa de pesquisa, identificamos os conceitos de escuta ativa, autoria, e colaboração que consideramos que se alinham ao projeto MaDHu, tanto considerando os debates e vivências que influenciaram em sua criação, como parte do seu referencial teórico. A partir destas identificações, tecemos articulações entre estes conceitos, identificando sua interdependência e o papel fundamental da escuta ativa para a ocorrência da autoria e da colaboração.
Escuta; Autoria; Colaboração; Tecnologias Digitais; Educação Matemática