Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre a trajetória e o impacto do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), visando compreender como ele tem nucleado a formação de pesquisadores e formadores de professores a partir da participação de seus pesquisadores na criação de outros grupos e polos de pesquisa científica no País. Fundado em 2002, o Ghoem está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro, o mais antigo do Brasil. Ao longo dos anos, Ghoem tem desempenhado um papel fundamental na criação de redes de pesquisa e na disseminação do conhecimento em História da Educação Matemática, notadamente. Os autores propõem uma narrativa sobre a formação e o desenvolvimento do Ghoem, explorando fases distintas, identificadas a partir de relatos, produções acadêmicas e dados dos pesquisadores. Além disso, apontam as contribuições do Grupo para a criação de outros polos e grupos de pesquisa, utilizando dados de plataformas acadêmicas e esquemas gráficos para visualizar essas conexões. Com isso, promove discussões sobre os diferentes movimentos e impactos do Ghoem, ao longo de suas mais de duas décadas de existência, ressaltando suas contribuições para o campo da Educação Matemática no Brasil.
Grupo de Pesquisa; História da Educação Matemática; Formação de Pesquisadores; Produção Bibliográfica; Genealogia Acadêmica