Acessibilidade / Reportar erro

O quadrado como conceito figural

Quando investigando em geometria, operamos com entidades mentais cujo componente essencial é uma imagem. Isto nos auxilia a raciocinar, embora freqüentemente não haja coincidência entre essa situação e a definição formal. Em muitos casos, figuras planas são representadas apenas por uma linha curva, uma fronteira, e não como parte do plano, o que pode conduzir a uma falsa concepção das formas. Nesta investigação interessa-nos especialmente a imagem do quadrado, quer seja vazia ou preenchida, e no papel que esta imagem desempenha na resolução de problemas. Os resultados aqui apresentados dizem respeito ao conceito-imagem, no caso do quadrado, de 186 futuros professores do Ensino Fundamental. Tais resultados foram obtidos a partir da análise das respostas desses professores a tarefas especificamente elaboradas, e mostram que a imagem de quadrado como "moldura" é dominante no conceito figural em questão.

Geometria; Conceito Figural; Conhecimento Matemático para Ensinar; Níveis de Van Hiele; Formação de Professores para o Ensino Fundamental


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com