Unidade de Registro |
Descrição |
Quantidade |
Exemplo |
Código |
Nome |
Afirmam que as estratégias e recursos utilizados ao abordar PC envolvem a abstração e/ou algoritmos |
3 fragmentos (10%): EB2, EB7, EB5-F3 |
“[...] possibilitar que o(a) estudante se movimente cognitivamente ao ponto de desenvolver conceitos-chaves da Ciência da Computação e das práticas computacionais no processo de resolução do problema colocado a eles. Tais conceitos-chaves são: decomposição, reconhecimento de padrões, algoritmos e abstração [...]” (EB5-F3). |
UR 2.1 |
Envolve abstração e/ou algoritmos |
UR 2.2 |
Modelagem e simulações digitais |
Apontam o uso de recursos tecnológicos para realizar desenhos (2D e 3D) e simulações digitais em laboratórios |
2 fragmentos (6,67%): EC4-F2, EC6-F1 |
“[...] a utilização de ferramentas de modelagem 2D e 3D como Tinkercad, Homestyler e Geogebra no desenvolvimento de classes geométricas. [...] Goconqer para modelagem de ideias e redes de aprendizagem conceitual. [...]” (EC6-F1). |
UR 2.3 |
Atividades desplugadas |
Afirmam utilizar atividades desplugadas por opção ou por falta de acesso. |
3 fragmentos (10%): EB1-F1, EB4, EC5-F1 |
“Neste período estou utilizando a programação de computadores através do Scratch e a programação desplugada.” (EB4). |
UR 2.4 |
Resolução de problemas |
Tratam de estratégias e recursos que focam o trabalho na resolução de problemas. |
3 fragmentos (10%): EB1-F2, EB2-F2, EB5-F2 |
“Na disciplina de matemática, tento desenvolver com os alunos habilidades do pensamento computacional através de problemas, incentivando partir de um pensamento mais genérico e encontrar padrões para abstrair, assim como a ideia de dividir um problema em partes menores para facilitar a resolução” (EB1-F2). |
UR 2.5 |
Ensino e aprendizagem por meio da investigação |
Falam do uso da investigação para o ensino e a aprendizagem (por exemplo, ABP, STEAM, ABL) |
4 fragmentos (13.33%): EB5-F1, EC3, EC6-F2, EB5-F2. |
“[...] Google Earth e Google Maps para o desenvolvimento de projetos geométricos aplicados à noção STEAM de espaços urbanos autossustentáveis[...]” (EC6-F2). |
UR 2.6 |
Recursos de programação usuais |
Afirmam utilizar recursos de programação usuais como: Excel, Scratch, GeoGebra e Python |
7 fragmentos (23,33%): EB2-F1, EB3, EB4, EB5-F4, EB7, EC2, EC6-F3 |
“Atividades matemáticas que devem-se resolver com o auxílio do Excel. Uso de Scratch e explorações em Python.” (EC2). |
UR 2.7 |
Recursos não referidos à programação |
Expõem o uso de recursos que não estão diretamente relacionados à programação, por exemplo: Meet, Zoom, Teams, Jamboard, Drive, Onedrive etc. |
4 fragmentos (13.33,1%): EB5-F5, EC1, EC4-F1, EC6-F4 |
“Geralmente eu trabalho em múltiplas plataformas como ZOOM, Teams, Meet, entre outras. Múltiplas ferramentas que vão desde o tablet digitalizador (essencial), o pc e o celular, passando por todos os tipos de aplicativos como simulações digitais (como laboratórios virtuais) e ferramentas como Mentímetro, Kahoot, Jamboard, pesquisas no Drive ou OneDrive [...]” (EC4-F1). |
UR 2.8 |
Uso de poucas estratégias por falta de acesso |
Consta que o professor não utiliza muitas estratégias por falta de acesso à plataforma. |
1 fragmento (3,33%): EB6 |
“Tenho implementado quase zero estratégias. Como professor de escola pública, meus alunos majoritariamente não têm acesso à plataforma” (EB6). |
UR 2.9 |
Professor como mediador |
Tratam do papel do professor enquanto mediador das atividades relacionadas ao PC. |
3 fragmentos (10%): EB5-F6, EB5-F7, EC4-F3, |
“Eu uso o diálogo heurístico há anos e permito que os alunos participem (ou eu os motivo muito) a partir de seus próprios conhecimentos. Eles leem, dão suas opiniões, fazem perguntas, aprendem, por exemplo, a ler muito bem o problema, a isolar dados importantes e determinar os não tão necessários, a usá-los para entender bem a situação ou o enunciado, logo encaram a dúvida ou o problema a ser resolvido, levando a decisões[...]” (EC4-F3). |