Resumo
Neste trabalho, nosso objetivo é apresentar e discutir as manifestações referentes à compreensão dos conceitos pelos professores participantes na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), um processo de formação continuada que ocorreu em São Bento do Sul (SC). A proposta é sustentada pela Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica, fundamentada nos princípios do materialismo histórico-dialético, da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade. Com base nesses pressupostos, compreendemos que a atividade do professor pressupõe a organização intencional e sistemática de ações que desencadeiam nos estudantes processos de apropriação dos conceitos e das experiências histórico-culturais humanas. Ao apresentarmos a análise de um dos momentos formativos na OPM, identificamos que existem falhas na compreensão dos professores, o que implica no modo de organizar as ações de ensino dos conceitos. Assim, queremos chamar atenção para a necessidade de o docente conhecer teoricamente o objeto de ensino, o conceito, em seu movimento histórico-lógico, as necessidades e as relações estabelecidas na sua constituição. Defendemos que os processos formativos docentes se constituam como atividade, colocando o professor em processo de aprendizagem e mobilizando-o para a necessidade de apropriar-se das relações conceituais articuladas aos processos pedagógicos da docência. Nesse sentido, ressaltamos o trabalho na OPM, que é embasado nos pressupostos da AOE, constituindo-se como uma possibilidade de organizar espaços formativos que contemplem ações voltadas à articulação teórica e prática, ao estudo coletivo e à compreensão dos conceitos em um ambiente de aprendizado reflexivo para os docentes.
Palavras-chave
Compreensão sobre os conceitos; Formação de professores; Atividade Orientadora de Ensino