Open-access Uma Análise de Introduções de Livros de Pré-Cálculo: Perspectivas e Intencionalidades

An Analysis of Introductions to Pre-Calculus Books: Perspectives and Intentionality

Resumo

Neste artigo, voltamo-nos para as Introduções de livros de Pré-Cálculo visando compreender o que é exposto por seus autores ao apresentarem a obra ao seu público-alvo. Por meio de uma análise fenomenológica das Introduções desses livros, buscamos evidenciar motivos para elaboração da obra, os objetivos que se destacam, os conteúdos que os autores julgam subsidiários às disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, bem como argumentações e concepções de ensino explicitadas por eles. Evidenciam-se, na análise, a importância do Pré-Cálculo no enfrentamento à reprovação e evasão nos cursos de exatas e a busca de alinhamento entre a matemática da Educação Básica e aquela necessária ao Cálculo.

Palavras-clave
Cálculo; Pré-Cálculo; Fenomenologia; Livro

location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro