Acessibilidade / Reportar erro

A Modelagem Torna o Ensino e a Aprendizagem de Matemática Significativos: descontinuidades históricas

Modeling Makes Mathematics Teaching and Learning Meaningful: Historical Discontinuities

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as descontinuidades históricas de um enunciado que foi se constituindo como uma das verdades quase inquestionáveis: a Modelagem Matemática torna o ensino e a aprendizagem de Matemática mais significativos. Os aportes teórico-metodológicos estão vinculados às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações defendidas no período de 1987 até 2021. A análise do material dá visibilidade à realidade dos/as estudantes como central para a discussão em torno de um processo de ensino e aprendizagem significativos. Porém, há descontinuidade discursiva na centralidade da realidade. Até a década de 1990, a realidade era utilizada para a motivação e aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos. Após 1990, a realidade tem por objetivo formar sujeitos críticos e reflexivos.

Palavras-chave:
Modelagem Matemática; Significativo; Enunciado; Discurso; Realidade

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com